ECONOMIA
Aposentados da UFPB tiveram provento retido
300 aposentados precisam realizar o recadastramento bancário até a próxima segunda-feira para receber o dinheiro por meio de uma folha complementar.
Publicado em 05/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:07
Os quase 300 aposentados vinculados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tiveram o provento de setembro retido no início deste mês precisam realizar o recadastramento bancário até a próxima segunda-feira para receber o dinheiro por meio de uma folha complementar. O atendimento está sendo feito na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), localizada no prédio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.
A informação é do professor Marcelo Sitcovsky, tesoureiro da ADUFPB. Ele se reuniu no final da manhã de ontem com o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPB, Francisco Ramalho, para negociar uma forma de pagar aos aposentados. Segundo Ramalho, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão encaminhou pela manhã um documento liberando o pagamento, por meio de uma folha complementar, daqueles que fizerem o recadastramento até a próxima segunda-feira.
Em todo o Brasil, o governo federal suspendeu, no início deste mês, o vencimento de 8,3 mil servidores aposentados e beneficiários de pensão. Apenas na UFPB, foram quase 300, entre professores e servidores técnico-administrativos. Eles deixaram de comparecer à rede bancária entre março e junho para fazer o recadastramento anual, apesar dos avisos feitos nos contracheques e via Correios.
Segundo o professor Marcelo Sitcovsky, muitos aposentados não chegaram a receber a correspondência porque o endereço que consta no banco de dados do governo pode estar desatualizado.
A Diretoria Executiva da ADUFPB começou a entrar em contato com os aposentados para informar o que estava acontecendo e orientar que fizessem o recadastramento. Por regra, o procedimento é realizado diretamente no banco em que o beneficiário recebe o provento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica). Entretanto, até o fim da greve dos bancários, o recadastramento será feito pela Progep, na reitoria.
Comentários