ECONOMIA
Assuntos financeiros têm liderança em CG
Procon de Campina Grande registrou 4.833 atendimentos em 2012; serviços financeiros lideram reclamações.
Publicado em 16/03/2013 às 6:00
Segundo os dados do Sindec (Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor), o Procon de Campina Grande registrou 4.833 atendimentos em 2012, sendo 4.075 reclamações registradas.
O ranking das empresas mais reclamadas é liderado por assuntos financeiros (39,66%), seguido por produtos, com 32,37%, e, em terceiro lugar, os Serviços Essenciais, com 17,65%. Em Assuntos Financeiros, a principal reclamação é referente a banco comercial (537), seguido das queixas com cartão de crédito (153). Em relação aos fabricantes, a principal queixa é de produtos inadequados para o uso, com vícios de qualidade, somando 336.
Os serviços essenciais, como água, telefonia e luz somam 388.
O perfil dos consumidores que mais reclamam no órgão, segundo o Sindec, liderando com 54,24% são as mulheres; os homens somam 45,76%. A faixa etária que mais reclama é composta por adulto, com idade entre 31 e 40 anos (23,82%).
O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado ontem, na cidade com atividades de orientação e distribuição de material informativo, na Praça da Bandeira.
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