ECONOMIA
Banda larga será avaliada em CG
Expedição WDC Abranet quer traçar uma radiografia da realidade da internet brasileira e passa pela Paraíba.
Publicado em 01/12/2012 às 6:00
A internet 3G e Banda Larga de Campina Grande será avaliada hoje pela Expedição WDC Abranet, que está rodando todo o Brasil para traçar uma radiografia da realidade da internet brasileira.
Um carro laboratório vai circular pela cidade para identificar a qualidade da internet na região.
Uma pick-up equipada com diversos sistemas consegue identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atuam nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis. Com a disponibilidade de um roteador com suporte a 3G, será feita análise do sinal das principais operadoras do Brasil (Vivo, Claro, Tim e OI).
Os serviços de TV por assinatura e fibra óptica (FTTH) também serão mapeados. Pesquisas serão feitas com os campinenses, em diversos pontos da cidade. A Expedição WDC/Abranet estima percorrer 8.000 km na região Nordeste.
O projeto já passou pelas regiões Centro-Oeste e Sul do país, percorreu 18.500 km e visitou 55 cidades de diversos estados dessas regiões.
Muitas informações já foram colhidas pelas equipes do projeto e as primeiras avaliações são de que as classes C e D são as mais carentes de serviços de internet, existindo muita desconfiança e pouco suporte aos usuários menos favorecidos.
“Isso mostra que os pequenos provedores SCM podem ser a chave de popularização da internet”, frisa o diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri.
No Nordeste, a WDC está apresentando o projeto ISP TV. Trata-se de um sistema de TV por assinatura desenvolvido especialmente para os provedores de internet.
O projeto possibilita que os provedores de acesso à internet ofereçam TV aos seus usuários imediatamente, a princípio via DTH (satélite), e, dessa forma, concorrer com as operadoras que fazem a oferta COMBO.
Comentários