ECONOMIA
Bolsa de Valores lidera no bimestre
Bovespa fecha em alta de 15,96% chegando ao melhor desempenho para o período desde o início de 2009.
Publicado em 20/03/2012 às 6:30
Em ritmo de recuperação, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o primeiro bimestre do ano com uma alta de 15,96%, melhor desempenho para o período desde o início de 2009. Este resultado, conforme especialistas, reforça a expectativa de alta para este ano, entretanto, apesar da previsão, a indicação é para ainda manter a cautela, pois a tendência é que o ritmo de alta diminua ao longo do ano.
O sócio-diretor da Sir Investimentos, Rodrigo Guedes, acredita que até o final deste ano devem ser recuperadas as perdas de 2011 e de 2010. “O mercado ainda deve continuar subindo até o final deste ano, mas de maneira mais lenta, mais gradual, devendo ser suficiente para recuperar perdas do ano passado e de 2010”, comentou.
A alta registrada no início deste ano, segundo o consultor Eduardo Malheiros, da Futura Invest, pode estar atrelada principalmente a três fatores. “Este ânimo do mercado acontece principalmente porque agora a crise econômica europeia já está praticamente definida e soluções pontuais para os países mais endividados já foram apresentadas. Além disto, já houve o início da recuperação da economia americana e no Brasil a taxa de juros foi reduzida, fazendo com que o investimento tradicional perca rentabilidade e os investimentos de risco tenham mais retorno”, enumerou.
Apesar das boas perspectivas para este ano, Malheiros comentou que antes de realizar um investimento na Bolsa de Valores é preciso ter cautela. “As perspectivas do mercado para este ano estão bem melhores, mas isto não quer dizer que elas são as melhores do mundo. Este é um bom momento para aumentar os investimentos na Bolsa, mas ainda é preciso cautela. É importante que de início você não invista mais de 40% do seu patrimônio líquido”, comentou.
Para quem está pensando em começar a investir na Bolsa, as ações de empresas que são mais voltadas para o mercado interno são uma opção, conforme Malheiros. “O mercado interno continua aquecido e papéis de empresas como o Pão de Açúcar, Lojas Americanas e Magazine Luiza podem ter uma ótima rentabilidade”.
Além disto, Rodrigo Guedes destacou que o setor bancário também deverá apresentar boa rentabilidade. “As ações do setor bancário ainda estão muito baratas e são uma boa opção. O setor elétrico também é muito atrativo, pois não sofre tantas oscilações e paga muitos dividendos”, afirmou.
Comentários