ECONOMIA
Cai otimismo para Dia dos Pais
Levantamento da Serasa Experian mostra que apenas 41% dos lojistas acreditam em incremento das vendas no Dia dos Pais.
Publicado em 09/08/2012 às 6:00
O otimismo de empresários do varejo com relação às vendas para o Dia dos Pais registra queda. Segundo pesquisa da Serasa Experian de Expectativa Empresarial, a parcela de lojistas que esperam um incremento considerável nas vendas em decorrência da data sofreu uma queda considerável com relação ao ano passado, quando o percentual de varejistas que esperavam aumentar os lucros foi de 55%.
O levantamento apontou que apenas 41% dos entrevistados disseram acreditar em uma alta no faturamento com a aproximação da data. Já os que apostam em uma estabilidade correspondem a 39% dos lojistas, enquanto 20% diz ter certeza de que o período será responsável por uma queda nas vendas.
Na loja SM Surf Shop, localizada no Shopping Cidade, na capital, o movimento está bem abaixo do esperado. A aposta é que o final de semana aumente a movimentação de consumidores no comércio. “Nossa outra loja está indo muito bem, mas aqui não constatamos um aumento ainda, as vendas estão no ritmo normal. Uma peculiaridade deste ano, porém, é que o número reduzido de clientes está gastando mais, o que pode ser um ponto positivo no final das contas”, comentou o gerente Ramon Lucena.
Para a data, o funcionário garante que os investimentos em roupas, bermudas, bonés, entre outros produtos, podem ser responsáveis por boas vendas nos próximos dias. “Mesmo o movimento estando desacelerado ainda, muitos dos clientes já vieram à loja em busca de carteiras. É o que mais vende no Dia dos Pais. Temos uma vasta opção de presentes, mas as carteiras parecem ser as preferidas”, afirmou.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes Neto, concorda com o resultado da pesquisa, acrescentando que os consumidores do Sertão do Estado ainda não se movimentaram para adquirir presentes específicos para a data.
“Não deve haver crescimento. As vendas devem manter a média do ano passado. O Dia dos Pais é uma data boa para o varejo, mas não chega a ser como o Natal, Dia dos Namorados, São João e Dia das Mães”, explicou.
Já para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Maia, a data deve provocar um crescimento de 4% a 5% no setor. “Não há um estímulo tão grande como no Dia das Mães, o que justifica o pessimismo de alguns comerciantes", revela.
Comentários