icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Cai previsão de número de efetivados na PB

Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) reduziu previsão do número de empregos que serão efetivados no estado.

Publicado em 23/11/2011 às 8:00


Menos otimistas com o crescimento econômico deste ano, algumas empresas já estão reduzindo a previsão de efetivação dos trabalhadores contratados temporariamente nos últimos três meses do ano. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a previsão do número de empregos efetivados foi reduzido em até 30,7% na Paraíba.

Com a revisão dos dados, as empresas do Estado, que segundo a Asserttem, vão criar 1,8 mil vagas para contratação temporária, mas o número de efetivados cairá de 520 para 360 trabalhadores.

A expectativa de setembro era de que 160 trabalhadores a mais fossem efetivados, após o término do contrato temporário.

Segundo o diretor regional da Asserttem para a região Nordeste, Augusto Costa Calado, a redução no percentual de efetivações é uma tendência nacional. “Percebemos que o mercado, em geral, está menos otimista e as empresas estão temerosas com a alta de preços, por isso deverão diminuir a quantidade de contratações”, explicou.

Conforme Augusto Calado, a reavaliação dos dados da pesquisa é um procedimento padrão para a associação e visa corrigir mudanças que tenham ocorrido entre o mês em que a primeira estimativa foi divulgada e a situação atual. “Quanto à previsão de quantidade de vagas temporárias disponibilizadas, a média se manteve em todo o país. A demanda do final do ano fez com que as empresas não recuassem nessas contratações”, acrescentou.

Para conseguir conquistar uma das vagas de efetivação, o diretor regional da Asserttem para a região Nordeste destaca que é preciso se dedicar. “Você tem que mostrar interesse, mostrar que está ali para trabalhar pela empresa. Quando se tem uma postura assim, você se destaca entre os demais e caso haja uma contratação efetiva você terá mais chances”, aconselhou.

As entidades comerciais de João Pessoa e Campina Grande têm visões diferentes em relação às perspectivas de empregos durante o final de ano. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa, Eronaldo Maia, o número de empregos gerados deve chegar a mil, e que até 25% deles podem ser efetivados. “Estamos muito otimistas, o ano tem sido bom e o movimento começou com força em novembro”, explica. As vendas no período devem crescer de 4% a 5% em relação a 2010.

Já para o presidente do CDL de Campina Grande, Tito Motta, a expectativa inicial eram de 1,2 mil vagas, mas o número foi também revisado para 800 postos. “O mercado ainda não aqueceu, não está forte. Esperamos que com o pagamento do 13º, as vendas aumentem e as contratações também”, projeta Motta. Nas vendas, a expectativa é de um aumento entre 8% e 10% em relação ao ano passado.

Em todo o país, a estimativa é que estejam sendo disponibilizadas 147 mil vagas temporárias e, que ao final deste período, 29,4 mil pessoas sejam contratadas.

Segundo a Asserttem, faltando pouco mais de um mês para o Natal, o comércio e a indústria têm ainda cerca de 50 mil vagas temporárias abertas ou em processo de seleção a serem preenchidas em todo o país. O número equivale a 34% das 147 mil vagas de trabalho previstas até o final do ano pela entidade. (Colaborou William De Lucca)

A diretora de Comunicação da Asserttem, Jismália Alves, alerta para a importância do trabalho temporário. “Num mercado profissional competitivo como o nosso, ter registrado em carteira uma experiência de trabalho, mesmo que temporária, qualifica o candidato para processos seletivos futuros”, explica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp