ECONOMIA
Call center deve investir R$ 30 mi
Com a renúncia de tributos e mão de obra abundante, a cidade de João Pessoa deve se tornar um dos principais polos de call centers do país.
Publicado em 23/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:25
Com a renúncia de tributos e mão de obra abundante, a cidade de João Pessoa deve se tornar um dos principais polos de call centers do país. Na manhã de ontem, o prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo, assinou, no Paço Municipal, o projeto de lei que isenta as empresas de tributos como Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e diminui o Imposto Sobre Serviços (ISS). Caso o projeto que seja enviado à Câmara Municipal de João Pessoa, cerca de 3 mil empregos devem ser gerados ano que vem pelo Grupo Contax, empresa de call center que será aberta em 2014.
O projeto, que faz parte da política de geração de empregos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tem por objetivo fornecer facilidades para que a cidade se torne ainda mais atrativa aos grandes empreendimentos, segundo explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “É um incentivo para a geração de emprego e renda na nossa cidade. Nós vamos fazer a isenção do IPTU e a redução de 5% para 2% do ISS, que é o limite constitucional”.
A Contax será a primeira empresa beneficiada com a nova lei, mas é o segundo call center a chegar na capital. A AeC já tem duas unidades na em João Pessoa e foi beneficiada com outra lei de renúncia fiscal na gestão anterior, do prefeito Luciano Agra.
“Estamos estabelecendo este parâmetro como forma de gerar 3 mil novos empregos na cidade (somente pela Contax). Em João Pessoa, o investimento será principalmente no primeiro emprego. Em média, cerca de 75% dos empregados na empresa são mulheres, índice do grupo em outros Estados”.
O benefício fiscal, segundo o prefeito, é para todas os empreendimentos que queiram instalar-se na capital do Estado.
Ainda de acordo com Luciano Cartaxo, o incentivo fiscal, aliado à posição geográfica de João Pessoa no Nordeste, são fatores determinantes para fomentar o desenvolvimento do setor na cidade. “Estamos no centro do Nordeste, numa posição estratégica. O incentivo por parte da prefeitura sem dúvidas vai fazer com que a gente possa atrair novas empresas. Significa que estamos no caminho certo na política de geração de emprego e renda, principalmente para juventude, dando oportunidade ao primeiro emprego”, disse.
Na opinião da coordenadora do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), Ludmila Carvalho, o incentivo a empresas que prezam pelo fomento ao primeiro emprego só contribui para o desenvolvimento da mão de obra da cidade.
“Grande parte dos empregadores solicitam mão de obra com pelo menos seis meses de experiência, isso dificulta porque um jovem que está iniciando a carreira quase não tem oportunidade.
Esse estímulo faz com que o jovem se insira no mercado e tenha estímulos para qualificar-se e conseguir promoções no emprego”.
investimento de R$ 30 mi
A Contax deve investir cerca de R$ 30 milhões em João Pessoa, segundo o diretor institucional da empresa, Wanderley Mariz. “Este investimento vai desde instalação e infraestrutura até a aquisição de equipamentos”, disse. Sobre a localização do empreendimento, o representante da empresa resumiu-se a dizer que estão “esperando a aprovação da lei para tornar públicas as informações.
Segundo Wanderley Mariz, desde 2012 a empresa planeja sua instalação em João Pessoa, mas só este ano conseguiu amadurecer o projeto. “No ano passado tivemos o início das conversas. O investimento em uma nova praça envolve planejamento e análise da cidade. O projeto só ficou pronto este ano”.
O diretor institucional da Contax disse ainda que o Nordeste desperta o interesse nos investidores tendo em vista as especificidades da mão de obra da região. “O Nordeste tem rotatividade menor de mão de obra. Aqui em João Pessoa, por exemplo, temos também um perfil de mão de obra jovem. Além disso, no Nordeste temos facilidades de parceria com as universidades”, disse.
O salário pago aos funcionários do call center, segundo Wanderley Mariz, é o mesmo aplicado às demais regiões do país. “Pagamos o salário igual no Brasil inteiro, que é o piso acertado junto ao sindicato. É um salário um pouco acima do mínimo, mais plano de saúde e remuneração variável de acordo com o desempenho".
O Grupo Contax é uma multinacional especializada no relacionamento com o consumidor. Atualmente, a maior parte de sua atividade está concentrada nos segmentos de Atendimento ao Consumidor, Recuperação de Crédito, Televendas, Retenção, Back-office, Serviços de Tecnologia e Trade Marketing.
ORBITALL É ABERTA EM CAMPINA GRANDE
O novo call center de Campina Grande começa a funcionar hoje, com uma estimativa de gerar, até o final do ano, 2 mil empregos diretos, conforme consta em Protocolo de Intenções firmado com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) no mês de abril. A inauguração acontece às 10h, com a presença de representantes da empresa e diversas autoridades locais. A chegada do novo call center representa um investimento de R$ 6 milhões. A unidade foi instalada no prédio da antiga Celb, no bairro do Catolé.
O empreendimento é da empresa paulista Orbitall. Para a implantação da unidade na cidade, a prefeitura concedeu incentivos fiscais como a isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) durante o prazo de 10 anos, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite. Além disso, o governo do Estado atuou com as articulações necessárias para reunir parceiros para a iniciativa, conforme destacou Marcos Procópio, secretário executivo de Indústria e Comércio da Paraíba.
A Orbitall é uma empresa especializada em serviços de processamento de informações comerciais para cartões de crédito e débito. É detentora de 60% do mercado brasileiro de processamento de cartões de crédito. A empresa faz parte do Grupo Stefanini, uma das maiores provedoras globais de tecnologia para o mercado financeiro, que é uma das verticais mais importante da Stefanini, representando 33% do faturamento da empresa. Mais de 90% dos bancos privados do Brasil são atendidos por seus serviços, incluindo os 20 maiores bancos do país. Além disso, as duas maiores operadoras de cartões já são clientes da empresa, que tem investido fortemente também na área de meios de pagamento. O call center da Orbitall será o segundo em funcionamento em Campina Grande. O primeiro a ser instalado na cidade foi a unidade da AeC, que funciona no bairro do Cruzeiro. (Tatiana Brandão)
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