ECONOMIA
Cariri terá aumento de 15% no volume de turistas em 2009, diz Sebrae
Mais infraestrutura, cultura e produção artesanal são aspectos que podem impulsionar o turismo na região paraibana este ano.
Publicado em 04/02/2009 às 10:13
Da Redação
Com Sebrae Paraíba
Com um pouco mais de infraestrutura, foco na cultura e na produção artesanal, o fluxo turístico do Cariri paraibano pode crescer até 15% este ano. Esta é a perspectiva apresentada pela gestão do Turismo do Sebrae na terça-feira (3), em Campina Grande.
O dado foi acatado por prefeitos, assessores e produtores da região como uma meta a ser cumprida. Eles se reuniram para acertar os detalhes de mais um triênio de trabalho sustentável no território.
Até 2011, o Cariri pode até chegar aos 25% de aumento no número de visitantes, dependendo dos trabalhos desenvolvidos no local, de acordo com um gerenciamento e consolidação dos negócios que o Sebrae projetou para o território.
No encontro, os prefeitos falaram sobre alguns dos novos pontos turísticos que a região pode oferecer como atrativo local dentro do Roteiro Cariri, que passa por sete cidades da região e, em 2008, chegou a lotar estabelecimentos com novos visitantes.
Atrativo
Sem perder a oportunidade do desenvolvimento local, a prefeita de Barra de São Miguel, Luci Costa, disse que já está trabalhando o turismo de maneira individual. “Estamos preparando um carnaval folclórico, com personagens de figuras da nossa própria cultura. Os jovens do município estão trabalhando na confecção de máscaras carnavalescas em formato de caprinos”, explicou.
Ela e outros prefeitos do Cariri oriental ainda não se integraram ao projeto de turismo do Cariri, mas já demonstraram interesse em participar das empreitadas em busca de visitação e geração de renda como já saíram da reunião com visitas agendadas para oficializarem a participação junto à secretaria estadual.
Comentários