ECONOMIA
Cartão de débito cresce 25% em cinco anos
Estudo realizado pela MasterCard Advisors, mostra que mercado de cartões de débito cresceu 25% ao ano.
Publicado em 03/10/2012 às 6:00
O mercado de cartões de débito no Brasil cresceu 25% ao ano de 2006 a 2011, segundo um estudo realizado pela MasterCard Advisors, empresa de consultoria do grupo MasterCard Worldwide. Entre todos os meios de pagamento, foi a maior alta no período.
De acordo com a pesquisa, o consumidor usa essa modalidade, em média, cinco vezes por mês, principalmente para gastos como supermercado e postos de gasolina.
O cartão de crédito é o segundo que mais cresceu, com 22% de expansão; os cartões de loja avançaram 16%; e as outras formas de pagamento, como o dinheiro, 9%.
O mercado hoje movimenta R$ 200 bilhões e deve chegar a R$ 493 bilhões até 2016, segundo o estudo.
De acordo com Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul, o crescimento do uso do cartão de débito está ligado à maior bancarização dos consumidores, que agora têm mais acesso a conta corrente, conta poupança e contas para pagamentos de beneficio.
"O [cartão]O débito hoje é muito aceito em lugares que tem um valor de transação baixo, que há 5 ou 6 anos praticamente não aceitavam esse meio", diz.
Comentários