icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Censo: 205 mil lares da PB não têm telefonia

Dados do IBGE mostram que 18,98% dos domicílios do Estado não contam com serviço de comunicação básica.

Publicado em 05/01/2013 às 6:00


Apesar da forte expansão da telefonia móvel na última década, mais de 205,137 mil lares paraibanos ainda não têm telefones fixo nem móvel. Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 18,98% dos 1,080 milhão de domicílios do Estado seguem sem comunicação básica. A taxa do país é bem menor (12%). O município com maior número de lares nessa situação é São João do Tigre, que tem 67,25% das residências sem serviço.

Dados consolidados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Teleco mostram que no ano de 2010 havia 3,663 milhões de acessos, sendo a grande maioria de móvel (3,410 milhões), enquanto a fixa somava apenas 253 mil. Contudo, o número total de acessos do Estado ficava próximo da população naquele ano (3,7 milhões de pessoas).

Para o especialista em telecomunicações e diretor do Centro do IFPB de João Pessoa, Joabson Nogueira, a ausência da telefonia em determinadas localidades do Estado pode ser justificada pelo tamanho das comunidades e o modo de vida dos habitantes. “A população de uma boa parte dos municípios de interior do Nordeste ainda vive em comunidades muito fechadas. Muitas dessas pessoas não sentem necessidade desse meio de comunicação”.

Segundo ainda o Censo, 88 municípios paraibanos têm uma taxa de 30% dos lares sem qualquer comunicação de telefonia. Em lugares como São João do Tigre, Caraúbas, Carrapateira, Cacimbas e Camalaú a situação é ainda pior, por terem mais da metade dos lares excluídos de telefonia (Ver quadro). O município de Marcação, em pleno Litoral Norte, se destaca com a sexta maior taxa (48,92%).

“Nas cidades grandes, por outro lado, muita gente depende de dispositivos móveis para trabalhar, por exemplo, o que torna a telefonia indispensável. Daí vem essa diferença tão expressiva entre a capital e algumas cidades pequenas do interior”, acrescentou Joabson. João Pessoa tem a menor taxa de exclusão do serviço. Apenas 4,26% dos domicílios se encontram em situação de exclusão.

Apesar de alguns lares se manterem sem acesso à telefonia, o especialista considera extremamente necessário que as empresas do ramo garantam o acesso a esse tipo de comunicação em todo o território nacional, afirmando que “é preciso pensar não só nos habitantes, mas em quem costuma passar pelo município. A necessidade de incluir vai sempre existir”.

Questionada a respeito do tema, a Anatel informou que os municípios com mais de 100 habitantes podem pedir a instalação de telefones públicos e quem mora em cidades acima de 300 habitantes têm direito a solicitar uma linha fixa individual, direitos garantidos para promover a universalização da telefonia fixa. No caso da telefonia móvel, não há uma legislação que garanta a universalização da cobertura por funcionar em regime privado.

Ainda assim, a Anatel tem tomado medidas para ampliar a abrangência do serviço.

Operadoras
A operadora Claro, por meio da assessoria, diz que possui cobertura em 72 dos 223 municípios paraibanos e "que investe constantemente na expansão e na qualidade da sua rede". Já a operadora Vivo informou que conecta 68 municípios paraibanos, sendo 67 com tecnologia 3G, e "atualmente 65,3% da população paraibana tem acesso ao sinal, enquanto a Oi revela que oferece serviço de telefonia fixa, individual e coletiva, em todos os municípios paraibanos, enquanto o serviço de telefonia móvel está em 78 municípios.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp