ECONOMIA
CG fez ação educativa para idosos
Ações do Procon-CG foi focada nos idosos, principal público dos serviços de financeiras e empréstimos consignados.
Publicado em 12/09/2012 às 6:00
Na comemoração dos 22 anos do CDC em Campina Grande, a preocupação do Procon Municipal foi alertar os idosos para procurarem seus direitos em caso de golpes. Segundo o órgão, das 1.889 reclamações registradas de janeiro até a última segunda-feira, 654 estão relacionadas a assuntos financeiros e são os empréstimos consignados, direcionados principalmente a pessoas da terceira idade, que representam 60% desse total.
De acordo com a coordenadora do Procon Municipal, Kátia Monteiro, grande parte dos idosos que realizam empréstimos consignados, ou seja, aqueles que são descontados na folha de pagamento mensal, não entendem ou não procuram saber sobre todas as informações do contrato. “Esse tipo de empréstimo chega a descontar até 30% da aposentadoria desses idosos, o que representa um percentual significativo na renda do consumidor. Por isso alertamos para que essas pessoas prestem atenção aos contratos e procurem o Procon em caso de alguma lesão”, explicou.
Durante este ano foram atendidas 2.330 pessoas no órgão, e 411 são consumidores com mais de 60 anos de idade. A coordenadora contou que os idosos estão aprendendo mais sobre os seus direitos e por isso começam a procurar o Procon, na tentativa de reverter a lesão. Ela orientou que os consumidores procurem inicialmente uma negociação com a empresa contratada e caso não haja êxito, solicitem os serviços do Procon ou do Ministério Público.
Apesar dos assuntos financeiros significarem um grande percentual do total de reclamações, as maiores queixas dizem respeito aos produtos, principalmente com relação à qualidade das mercadorias. Este ano foram 743 queixas relacionadas a produtos, seguidas de assuntos financeiros, com 654 reclamações; serviços essenciais, como problemas com telefonia, com 270 ocorrências; serviços privados, com 186; saúde, com 32; habitação, três queixas; e alimentos, com apenas uma queixa.
PALESTRA
A aposentada Maria de Lurdes Lima, 64 anos, contou que já precisou dos serviços do Procon, justamente por uma cobrança indevida na sua folha de pagamento. “Eu já havia pago todas as minhas parcelas, mas chegou uma parcela a mais e eu preferi ir direto ao Procon até porque lá eu fui orientada do que deveria fazer”, contou. A celebração do CDC aconteceu ontem pela manhã, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Campina Grande (Ipsem), no bairro do Alto Branco.
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