ECONOMIA
Cinco redes varejistas concentram 45% dos ganhos
Pesquisa mostra que cinco redes varejistas concentram 45% dos ganhos entre as cem maiores empresas que representa R$ 101,3 milhões.
Publicado em 21/12/2011 às 6:30
O faturamento das cinco maiores redes varejistas do país representa 45% do total dos ganhos das cem maiores empresas do setor, segundo dados divulgados hoje pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo).
De acordo com o estudo, as cinco maiores são Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Lojas Americanas e Makro. No ano anterior, o ranking foi o mesmo, com exceção da última colocada, que era a Máquina de Vendas (que engloba Ricardo Eletro e Insinuante).
"A concentração do varejo no país vem aumentando nos últimos anos, o que levanta a questão sobre o maior poder de monopólio das empresas", afirma Claudio Felisoni, presidente do Ibevar.
Juntas, elas faturaram R$ 101,3 bilhões -crescimento de 7,2% ante os R$ 94,5 bilhões registrados em 2009. Já as cem maiores faturaram R$ 225 bilhões.
O levantamento considera as empresas do varejo exceto dos setores de carros e combustíveis.
Comentários