ECONOMIA
Cinema faz parte de pesquisas no Lavid
Pesquisadores do Lavid, também estudam novas tecnologias para o cinema digital, e interatividade entre os eletrodomésticos.
Publicado em 29/02/2012 às 6:30
Além das pesquisas que originou o Ginga, os pesquisadores do Lavid em conjunto com professores da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e de outros centros acadêmicos estudam outras possibilidades de interatividade entre os eletrodomésticos.
Segundo Guido Lemos, essa nova linha de pesquisa do grupo desenvolve uma rede de dispositivos. “Estamos estudando como interagir a televisão com outros dispositivos nas residências como telefone celular, geladeira, micro-ondas”, explicou.
CINEMA DIGITAL
Além dos aplicativos para TV Digital, os pesquisadores do Lavid estudam também novas tecnologias para o cinema digital. Em dezembro do ano passado, um filme foi exibido em imagem de alta definição projetado da UFPB diretamente para um centro de estudos na Califórnia, nos Estados Unidos, através de um sistema de computação em nuvem.
De acordo com o pesquisador Guido Lemos, o grupo do Lavid da UFPB trabalha para criar uma tecnologia que seja viável e de baixo custo, principalmente para as cidades brasileiras que não possuem salas de cinema.
Comentários