ECONOMIA
Comércio online fatura R$ 18,7 bilhões
Eletrodomésticos e informática foram os seguimentos que registraram maior volume de vendas.
Publicado em 14/03/2012 às 6:30
O comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões em 2011, segundo o relatório WebShoppers, apresentado ontem. Apesar de o faturamento ter sido 26% superior ao registrado em em 2010, ficou abaixo da alta de 30% estimada no relatório do ano passado.
A pesquisa foi formulada pelo e-bit, com apoio da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio - SP).
"A crise europeia assustou o consumidor", explicou Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. Para 2012, a expectativa é que o e-commerce fature R$ 23,4 bilhões -alta de 25%.
O valor médio gasto por compra em lojas virtuais foi de R$ 350, menor que o de 2010, de R$ 373. Naquele ano, o resultado foi impulsionado pela venda de eletrodomésticos, como TVs, por conta da Copa,. Foram feitos 53,4 milhões de pedidos em 2011 -crescimento de 34% no ano.
SETORES
As vendas de eletrodomésticos responderam por 15% do total, seguido pelos setores de informática (12%), eletroeletrônicos (8%) e saúde, beleza e medicamentos (7%). Moda e acessórios, com 7%, ficou em quinto lugar, desbancando o setor de livros e revistas.
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