ECONOMIA
Comércio registra alta de 12,24% em julho, diz CDL
Setor de calçados foi o grande responsável pelos números favoráveis, atingindo o percentual de crescimento de 35,9%.
Publicado em 04/09/2010 às 15:56
De Alberto Simplício do Jornal da Paraíba
A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) divulgou nessa sexta-feira (3) o resultado da pesquisa Indicador de Atividade Econômica de Campina Grande (Idec-CG) relacionado ao mês de julho e apontou um expressivo crescimento no que se refere tanto ao mês anterior como ao ano passado. Em comparação a igual período de 2009, o setor comercial registrou um crescimento geral de 12,24%, sendo que o setor de calçados foi o grande responsável pelos números favoráveis, atingindo o percentual de crescimento de 35,9%. Em seguida aparece o setor de móveis e eletrodomésticos, que atingiu 28,3% de aumento em relação ao ano passado.
Na opinião do presidente da CDL, Tito Motta, a projeção satisfatória foi estimulada principalmente pela promoção Liquida Campina, que este ano atraiu mais consumidores que na edição anterior, ocorrida também no mês de julho. “Além da grande divulgação que foi feita em torno da promoção, houve um maior engajamento por parte das lojas e o prêmio do ‘tucson’ despertou ainda mais o interesse dos consumidores. A quantidade de descontos oferecidos também foi decisivo para atraí-los”, argumentou.
O mês de julho conseguiu superar inclusive o mês de junho, marcado pela realização do Maior São João do Mundo, em termos de volume de negócios. Na comparação entre os dois meses, há uma vantagem de 1,37% em relação a julho. A maior influência veio do crescimento registrado pelos shoppings, que tiveram uma elevação de 73% em relação a junho. Isso se deveu, de acordo com Motta, ao fato de no mês de junho o shopping não ter representado um grande atrativo, devido às festas juninas e à realização da Copa do Mundo, quando as pessoas preferiam sair para bares ou acompanhar os jogos em casa. O setor de veículos também teve uma grande elevação no período comparado e registrou um percentual de crescimento de 36,2%.
Sobre o impacto financeiro do comércio, Motta disse que não há ainda estudos para aferi-lo e afirmou que a CDL pretende desenvolver um acompanhamento das movimentações realizadas através das compras por meio do cartão de crédito. A Idec-CG é realizada mensalmente pela CDL e compõe um estudo estatístico. A pesquisa ocorreu no período de 20 de julho a 30 de agosto de 2010 e pesquisou a opinião de 60 empresários pertencentes a seis setores diferentes (serviço, móveis e eletrodomésticos, calçados, vestuário, shopping, alimentação e veículos).
Comentários