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ECONOMIA

Concessões somam R$ 133 bilhões

Pacote anunciado pelo governo federal prevê duplicação de  7,5 mil quilômetros de rodovias e construção de  10 mil quilômetros de ferrovias.

Publicado em 16/08/2012 às 6:00


O governo anunciou ontem um pacote para duplicar 7,5 mil quilômetros de rodovias e construir 10 mil quilômetros de ferrovias, passando ao setor privado concessões estimadas em R$ 133 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Desse total, serão R$ 42 bilhões em concessões de rodovias e R$ 91 bilhões em concessões de ferrovias.

Segundo a apresentação dos novos investimentos do Ministério dos Transportes, nenhum dos trechos das rodovias ou das ferrovias incluídos no projeto do Governo passam pela Paraíba.

Entre os estados nordestinos beneficiados com as obras estão a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

No curto prazo, ou seja, nos próximos cinco anos, as concessões são estimadas em R$ 79,5 bilhões, segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos -R$ 23,5 bilhões no caso de rodovias e R$ 56 bilhões em ferrovias.

A Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.

A.), que havia sido criada para gerir o trem bala, foi transformada na EPE (Empresa de Planejamento e Logística), que irá gerir o projeto.

É a primeira etapa do conjunto de ações do governo Dilma Rousseff para tentar reativar a economia brasileira, que neste ano pode crescer menos de 2%. O pacote inclui a concessão de rodovias no Sudeste, Centro-Oeste e no Nordeste, e o ganhador terá que bancar os investimentos de ampliação e renovação das rodovias, além de oferecer a menor tarifa de pedágio. As novas ferrovias também serão construídas e operadas pela iniciativa privada.

CINCO ANOS
Dos 7,5 mil quilômetros de rodovias federais que serão concedidos à iniciativa privada, 5,7 mil quilômetros deverão estar prontos cinco anos depois da assinatura dos contratos. O investimento nesse prazo é R$ 23,5 bilhões e R$18,5 bilhões serão investidos pela iniciativa privada em 20 anos.

A assinatura dos contratos de concessão da BR-116 está prevista para março de 2013. As demais concessões, divididas em sete lotes, devem ter o leilão realizado em abril do ano que vem e o contrato de concessão assinado entre maio e julho.

METAS NÃO CUMPRIDAS
O anúncio foi feito mesmo com o governo não ter conseguido cumprir metas bem mais modestas de obras iniciadas há quatro anos em estradas federais concedidas.

O último grande pacote de concessões de rodovias foi licitado em 2007, com contratos assinados em 2008 que previam investimentos de R$ 945 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores atualizados) em 270 km de obras de duplicação e construção de estradas. Essas obras deveriam estar concluídas até o início de 2013, mas nenhuma ficará pronta no prazo. Até fevereiro, apenas pouco mais de R$ 100 milhões haviam sido gastos nos projetos.

Entre as obras, está a duplicação do trecho da rodovia Régis Bittencourt (SP-PR). Dos cerca de 30 quilômetros previstos, pouco mais de 6 estão prontos.

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Jornal da Paraíba

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