ECONOMIA
Confiança do consumidor da Grande João Pessoa cresce em fevereiro
Estudo foi divulgado nesta sexta (26) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.
Publicado em 26/02/2016 às 18:00
A confiança do consumidor da Região Metropolitana de João Pessoa cresceu em fevereiro, é isso que aponta estudo divulgado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB) nesta sexta-feira (26).
De acordo com os dados, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Região Metropolitana de João Pessoa registrou um leve aumento de 0,50% em fevereiro de 2016, em comparação ao mês de janeiro.
“É importante destacar que esta é a quarta alta consecutiva do ICC mostrando que, apesar da instabilidade política e econômica que o país atravessa, a confiança do consumidor parou de cair em novembro do ano passado e vem ensaiando alguma melhora. Mas, ainda é precoce falar que a confiança do consumidor entrou definitivamente numa tendência de alta”, afirmou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.
Dentre os fatores que influenciaram negativamente um maior aumento do ICC, o estudo aponta: os reajustes das tarifas de ônibus urbano e de táxi, além do aumento dos gastos com material escolar e pagamento de alguns impostos.
Apesar do aumento na confiança, o ICC ainda se encontra abaixo dos cem pontos que representam a fronteira entre o pessimismo e o otimismo na escala de pontuação, que varia de 0 a 200 pontos.
Já na avaliação por gênero, o aumento do nível de confiança foi maior entre os homens, com 0,61%, e o registrado entre as mulheres foi de 0,39%. Com relação ao estado civil, os consumidores divorciados foram os que apresentaram a maior alta (1,19%). Por escolaridade, o maior aumento de confiança ocorreu entre os consumidores que possuem o ensino superior completo (0,92%). E, por renda, o maior acréscimo foi registrado entre os consumidores com rendimentos acima de 10 salários mínimos (1,52%).
Confira a pesquisa completa no site da Fecomércio Paraíba.
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