ECONOMIA
Confusão na justiça reduz venda de veículos
Balanço divulgado ontem pela entidade que representa os revendedores apontou que, no mês passado, a quantidade de carros vendidos foi 10,15% menor que a de setembro.
Publicado em 04/11/2011 às 6:30
A confusão judicial causada pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados foi a principal responsável pela queda nas vendas de carros em outubro, segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze. Um balanço divulgado ontem pela entidade que representa os revendedores apontou que, no mês passado, a quantidade de carros vendidos foi 10,15% menor que a de setembro, diz a Agência Brasil.
A venda de carros caiu 10,15% de setembro para outubro, de acordo com a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave). “Se não fosse a confusão gerada pelo IPI sobre os veículos importados, não teríamos nenhuma notícia negativa em outubro”, diz Reze sobre os números do levantamento da Fenabrave.
No dia 15 de setembro, o governo baixou um decreto que aumentou em 30 pontos percentuais o IPI sobre veículos importados para proteger a indústria nacional. No dia 20 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a mudança no imposto, para atender à legislação, só vale a partir de 15 de dezembro. Com isso, as alíquotas voltaram aos patamares anteriores.
Comentários