ECONOMIA
Convenção de Supermercados prevê R$ 50 milhões em negócios
O evento começa na segunda-feira e se estende até quarta-feira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Publicado em 15/10/2011 às 8:50
Consolidado entre os eventos econômicos do Estado, a 7ª edição da Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper) contará com a força dos pequenos e médios mercados para alcançar movimentação de R$ 50 milhões em negócios. Com 70% de participação do mercado, os pequenos e médios estabelecimentos estão impulsionando o segmento na Paraíba, que cresce em uma taxa acima da média nacional. O evento começa na segunda-feira e se estende até quarta-feira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
No acumulado dos oito primeiros meses, as vendas do setor de supermercado do país alcançaram alta de 4,27% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), enquanto as vendas cresceram 6,45%, no mesmo período na Grande João Pessoa em relação ao ano passado. Mais de oito mil profissionais dos setores atacadista e varejista devem visitar o evento, e a expectativa é que o setor cresça 10% em relação a dezembro do ano passado e feche o ano com 6% de crescimento sobre 2010, dados parecidos com os do setor atacadista.
Para o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, as pequenas e médias empresas são essenciais para esse crescimento. “Estamos crescendo acima da média nacional, que está estimada em 4,5%, e eles têm relação direta com isso”, explica. Cícero atribui o crescimento ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro e ao sucesso dos planos sociais e econômicos do governo federal.
O gerente-executivo da Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad), Severino dos Ramos de Carvalho, diz que os pequenos negócios geram mais emprego e renda do que os grandes, e o segmento que tem recebido “uma atenção especial dos distribuidores. A Aspad tem até cursos e projetos específicos para estes estabelecimentos, que são fundamentais para o setor. Os grandes mercados, de rede, funcionam com distribuidores próprios, então nosso mercado forte é entre os médios e pequenos”, relata Severino.
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