ECONOMIA
Cresce adesão a plano de saúde
Estudo do IESS mostra que o Nordeste fechou o ano passado com 6,5 milhões de beneficiários de planos de saúde, abaixo apenas do Sudeste.
Publicado em 19/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48
Com mais dinheiro no bolso, em 2012, o nordestino investiu mais na contratação do serviço particular de saúde. Segundo um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess), com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Nordeste fechou o ano passado com 6,5 milhões de beneficiários de planos de saúde – a segunda maior concentração entre as regiões brasileiras, abaixo apenas do Sudeste (30,5 milhões).
A alta, de 2012 sobre 2011, foi de 6,6%, um percentual três vezes maior do que o crescimento nacional no mesmo comparativo (+2,1%). Segundo o IESS, no país, os beneficiários de planos de saúde totalizaram 47,9 milhões de vínculos até dezembro do ano passado.
De acordo com o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, o Nordeste tem vivido um forte ciclo de crescimento e esse processo também se reflete no segmento de planos de saúde.
“A formalização do mercado de trabalho e a geração de novos empregos são os elementos fundamentais que justificam a expansão do total de beneficiários dos planos”, analisou.
Conforme informações do departamento de custos e controle da Unimed João Pessoa, o plano de saúde é uma prioridade das famílias das classes C e D que vem passando por uma ascensão econômica. “Quando há melhoria de renda, uma das prioridades é investir em saúde”, informou, através da assessoria de imprensa. A operadora Unimed João Pessoa fechou 2012 com uma carteira de 129.149 clientes da grande João Pessoa.
Com as adesões do ano passado, na região, a taxa de cobertura dos planos de saúde subiu para 12,1% da população nordestina. Atento a esta tendência do Nordeste, o Sistema Hapvida Saúde, que tem 2,4 milhões de usuários na região, iniciou um trabalho de ampliação neste ano.
A diretora de marketing do Hapvida afirmou que chegou este ano na Paraíba e não há como fazer um comparativo entre os últimos anos sobre adesões de contratação do serviço particular de saúde. Mas, por estar há 20 anos no mercado, ela disse que o Hapvida, que tem planos odontológicos e de saúde, cresceu cerca de 20% ao ano.
AUMENTO NAS CONTRATAÇÕES COLETIVAS
Ainda conforme o estudo, o IESS apontou um impulso mais forte na contratação de planos coletivos no Nordeste, com o total de beneficiários desses planos avançando 9,3% ao longo de 2012. Mais uma vez, o ritmo foi três vezes maior do que a média nacional (+3,1%). No mesmo período e com relação ao número de vínculos de planos individuais, a alta foi de 6,4% na região, quatro vezes mais que a média brasileira, de 1,6%.
A diretora de marketing do Hapvida afirmou que o carro chefe da operadora são os planos coletivos, mas busca trabalhar no mercado a contratação de planos individuais e de rede própria. Na Paraíba, por exemplo, ela disse que a empresa está instalando uma unidade hospitalar e pretende oferecer clínicas que ofereçam exames laboratoriais e de imagem para possibilitar o acesso à rede própria.
O diretor da Vende Mais, plataforma de sete planos de saúde na Paraíba, Paulo Lucena, falou sobre a atuação da Smile, que está no estado há 12 anos e no mercado há 25 anos. Segundo Paulo Lucena, a procura por planos da Smile cresceu cerca de 20% de 2011 a 2012. “Isso ocorreu por alguns fatores como a atuação da operadora mais próxima ao público e maior divulgação na mídia.
Com isso, as pessoas tiveram mais acesso à informação e ficaram sabendo quanto custa um plano privado de saúde e os seus direitos”, frisou. De acordo com Paulo Lucena, o plano de saúde mais procurado na Smile é o individual, mas o coletivo vem apresentando um significado crescimento na Paraíba. (Colaborou Alexsandra Tavares)
Comentários