icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Crescem queixas contra TV paga

No último mês, a quantidade de queixas registradas no Procon-PB cresceu em 161%, quando comparado a agosto de 2011.

Publicado em 29/09/2012 às 6:00


A expansão do número de domicílios com TV por assinatura na Paraíba nos últimos 2 anos é acompanhada por um aumento igualmente expressivo no número de queixas dos consumidores quanto aos serviços das empresas do setor. No último mês, a quantidade de queixas registradas no Procon-PB cresceu em 161%, quando comparado a agosto de 2011.

No último mês, além de um aumento na casa dos 34,4% no número de assinaturas com relação ao ano passado, a Paraíba também apresentou um total de 47 reclamações, sendo 23 motivadas por cobranças indevidas, oito devido a particularidades contratuais e três relacionadas a dificuldades para cancelar a assinatura.

“Todas as vezes que um consumidor nos traz uma demanda, abrimos um procedimento para resolver o problema apresentado.

Além disto, com base nos pontos mais reclamados, trabalhamos em parceria com as agências reguladoras, neste caso a Anatel, e com o Ministério Público para que as medidas necessárias sejam tomadas”, comentou o coordenador de Atendimento do Procon-PB, Alan Richers.

DOMICÍLIOS DOBRARAM
O número de assinatura de TV paga quase dobrou nos últimos dois anos na Paraíba. Desde 2010, a Paraíba saiu dos 63,521 mil contratos para mais de 120,9 mil, somados no último mês (90,3%). Em agosto de 2011, a Paraíba possuía 89,925 mil domicílios com TV por assinatura. Na época, o órgão de defesa do consumidor totalizou 18 queixas de consumidores contra o serviço, sendo sete relacionadas a alguma cobrança indevida ou abusiva, três ocasionadas por problemas de contrato, duas referentes a serviços mal executados, entre outras razões.

ANATEL DÁ 30 DIAS
O crescimento desse tipo de serviço, bem como as queixas por parte dos consumidores, se repete em todo o Brasil. A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) revelou, na última quinta-feira, que o número de reclamações contra empresas de TV por assinatura subiu de 7,329 mil, em julho de 2011, para 14,851 mil em julho deste ano, o que significa um aumento de 102,63% no período.

Por essa razão, a Anatel determinou nesta semana o prazo de 30 dias para que empresas como a Oi, Sky, GVT, Embratel e Net apresentem um plano de melhorias em seus serviços. Segundo a agência, a cobrança indevida de contas aparece no topo das reclamações, seguida da dificuldade para efetivar o cancelamento da assinatura, problemas com reparo, instalação dos equipamentos e atendimento.

Com relação a isto, o promotor da Promotoria do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, Glauberto Bezerra, afirmou que, assim que receber os dados dos Procons – com previsão para serem enviados na próxima segunda-feira – irá iniciar as investigações. “A partir daí investigaremos quais são as empresas, quais são as reclamações, poderemos ainda analisar as cláusulas contratuais, que muitas vezes são abusivas, e todos os aspectos para resguardar o consumidor”.

Em número de domicílios com TV por assinatura, o país cresceu em 30% do ano passado para cá, com 11,630 milhões de assinaturas em agosto de 2011 e 15,121 milhões no mês passado. Na comparação com agosto de 2010, quando esse número era de 8,849 milhões, essa alta chegou aos 70,8%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp