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ECONOMIA

Criatividade é a palavra de ordem para vendas do Dia dos Namorados

Com consumidor arredio, lojistas precisam estimular vendas  para a comemoração.

Publicado em 07/06/2015 às 9:40 | Atualizado em 08/02/2024 às 16:54

Com a atividade econômica em baixa no comércio e “consumidores arredios”, os lojistas terão que usar a criatividade para estimular as vendas do Dia dos Namorados. A palavra será criatividade mesmo. Promoções, brindes e qualquer outra estratégia que levem os clientes para dentro da loja. Porque o cliente está mais arredio, mas se o lojista conseguir ao menos levá-lo para olhar a loja, uma vez lá dentro ele compra”, afirmou o presidente da Federação das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura.

Marcas como Natura e O Boticário já estão oferecendo os tradicionais kits, que vêm com diversos produtos de uma mesma linha e geralmente trazem um brinde adicional, como uma necessaire. Além disso, O Boticário lançou sete novos perfumes para a data. Cacau Show e Kopenhagen também criaram produtos exclusivos para a comemoração, com chocolates em forma de coração e brindes que vão de porta-joias a anéis.

Segundo ele, a expectativa é de repetir o índice de vendas atingido no Dia dos Namorados do ano passado, mas Alexandre destacou que o ticket médio dos presentes deve cair. “Parece que será menor inclusive do que o que foi no Dia das Mães”, comentou.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) confirma a teoria e aponta que 52,4% dos entrevistados pretendiam gastar menos na compra em relação ao ano passado. As principais justificativas foram o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%). O valor médio que os entrevistados pretendem gastar é de R$ 138,00, sendo que os homens pretendem gastar em média R$ 164,00 e as mulheres R$ 114,00.

De acordo com Alexandre Moura, muitas lojas estão inovando em promoções nas quais o cliente ganha ingressos para o cinema, ou flores para complementar o presente para a namorada ou esposa.

Na loja Arezzo, a gerente Nayanda Gurgel disse que alguns itens estão com desconto para o período. Segundo ela, os presentes mais procurados são sapatilhas e bolsas. “Geralmente os homens procuram o conjunto do sapato com a bolsa combinando. Já separamos alguns itens que sairão com 15% de desconto, porque geralmente os homens não querem comprar se não tiver desconto e nós não queremos perder as vendas”, explicou.

PROJEÇÕES


Com indicadores e nível de confiança ainda em baixa dos consumidores e empresários do varejo e, de outro lado, taxas de juros e inadimplência em alta, as projeções das entidades para as vendas para a data estão divididas. A mais otimista é a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), por abrigar “O Maior São João do Mundo”, que prevê crescimento de 6% nas vendas em junho, enquanto a CDL de João Pessoa prevê metade do crescimento (3%), mas a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL) está receosa para apontar uma taxa de crescimento nas vendas do varejo do Estado, principalmente nas cidades polos do Sertão. “Acredito que 1% de crescimento é uma taxa para o comércio do Estado”, declarou o presidente da FCDL-PB, José Lopes Neto

Segundo Associação Brasileira de Shopping Centers, a Abrasce, o Dia dos Namorados deve elevar as vendas do setor em cerca de 5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2015, as lojas que esperam receber maior número de clientes em busca de presentes são as de artigos esportivos, telefonia, jóias e perfumaria.

Já o volume de vendas do comércio varejista brasileiro voltado para o próximo Dia dos Namorados deverá registrar queda de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa é uma das seis datas comemorativas mais importantes do calendário varejista brasileiro, devendo movimentar neste ano R$ 2,4 bilhões – o correspondente a 3,8% do faturamento esperado para todo o mês de junho.

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Jornal da Paraíba

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