icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Cuidados com a saúde na 'palma da mão'

Empresas investem na criação de aplicativos específicos, para auxiliar nos cuidados com a saúde e condicionamento físico.

Publicado em 09/01/2013 às 6:00


Os dispositivos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para quem está em busca do bem-estar físico e mental. Graças à evolução digital, aparelhos móveis, como smartphones e tablets, deixam de servir para simples troca de mensagens e passam a ser utilizados para usos complexos, com aplicativos (apps) que auxiliam no tratamento de doenças crônicas e condicionamento do corpo, por exemplo.

Com o objetivo de potencializar essas funções nos smartphones, empresas investem em aplicativos específicos para auxiliar a saúde dos usuários. Desde 2011, a Bayer HealthCare, por exemplo, laboratório de pesquisa farmacêutica, investe no segmento. No total são sete aplicativos, todos gratuitos e disponíveis na página da companhia, na aba “A Bayer”.

O aplicativo 'GlicoCare', para iPhone, iPod e iPad, é voltado para o acompanhamento do diabetes. A ferramenta facilita o controle das medições de glicose diárias, oferece dicas para uma vida saudável, registro das refeições diárias e programa lembretes e anotações para o dia a dia. O aplicativo tem o objetivo de facilitar o trabalho dos cuidadores e pacientes com diabetes, contribuindo para os cuidados e atenção com a doença. Até novembro deste ano, já foram feitos mais de 4.200 downloads do app.

De acordo com Andrea Forlenza, diretora do laboratório, há um grande potencial para uso de celulares e aplicativos móveis no sentido de envolver as pessoas com as questões de saúde e bem-estar dos pacientes, ajudando a cuidar melhor de si e, especialmente, gerenciar as condições crônicas como, por exemplo, o diabetes.

Já o “Gravidez Semana a Semana”, por sua vez, é destinado a gestantes, pois fornece o acompanhamento com detalhes do desenvolvimento do bebê e dá dicas sobre as transformações que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação. Disponível apenas para iPad e já obteve mais de 8.500 downloads.

O laboratório desenvolveu também o 'Universo Médico Mobile', aplicativo para celulares (iPhone e Android) e tablets (iPad), que é o primeiro bulário gratuito em português em que os usuários podem ter acesso a todas as bulas de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro. Além disso, informações científicas, artigos médicos, aulas, consulta ao Código Internacional de Doenças, 18 calculadoras médicas e atlas do corpo humano, também estão disponíveis no app.

A gerente de i-marketing da Bayer, Giovana Pieck, afirma que o interesse por esses aplicativos só cresce. “Nosso objetivo é usar a tecnologia e o aparato tecnológico para ajudar os pacientes a enfrentar melhor suas doenças e conseguirem melhor qualidade de vida", disse. O acesso às plataformas móveis não para de crescer, e temos um retorno maravilhoso dos usuários”, completou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp