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ECONOMIA

Dia das Mães: FCDL prevê 5%

Eletroeletrônicos, joias, semijoias, perfumaria, vestuário, calçados e móveis deverão liderar vendas de presentes, segundo FCDL-PB.

Publicado em 29/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:26

A Federação das Câmaras de Dirigente Lojistas da Paraíba (FCDL-PB) prevê alta de 5% nas vendas para o Dia das Mães no varejo paraibano neste ano sobre a data do ano passado, mas não acredita em expansão nas vendas a prazo. No ano passado, as vendas do varejo registraram uma taxa maior (7,6%), segundo Pesquisa Mensal do Comércio, que é divulgada mensalmente pelo IBGE.

“No ano passado, tivemos um primeiro semestre melhor para o varejo, enquanto neste temos tido uma certa retração”, avalia o presidente da FCDL, José Artur de Melo de Almeida.

Segundo o presidente da FCDL-PB, os segmentos eletroeletrônicos, joias, semijoias, perfumaria, vestuário, calçados e móveis deverão liderar as vendas de presentes para a data.

Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta aumento de 3% no volume de vendas a prazo do comércio para o Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado. Se a projeção dos lojistas se confirmar, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo, adverte a CNDL.

No Dia das Mães de 2013, a alta das vendas a prazo foi de 6,44% em relação a 2012. Em 2012, o aumento foi de 4,04% em relação ao ano anterior. Em 2011, o crescimento foi de 6,53% sobre o ano anterior; e em 2010 a alta chegou a 9,43% sobre 2009.

“Os lojistas amargaram o pior resultado dos últimos cinco anos nas vendas da Páscoa e não esperam um desempenho diferente agora no Dia das Mães. O atual cenário econômico de inflação alta e de encarecimento do crédito já estão impactando no poder de compra do brasileiro, o que reflete negativamente nas vendas a prazo”, analisa o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

As vendas a prazo neste último período de Páscoa (entre 13 e 19 de abril) cresceram 2,55% em relação a igual período do ano passado (entre 24 e 30 de março de 2013), conforme cálculos da CNDL. Em 2013, as vendas da Páscoa tinham apresentado alta de 5,31% em relação a igual período de 2012.

A estimativa de alta de 3% nas vendas para o Dia das Mães de 2014 foi obtida a partir da estimativa de consultas feitas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para compras a prazo. O Dia das Mães é considerado pelos lojistas a segunda melhor data de vendas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

COMÉRCIO ELETRÔNICO PROJETA 15%

As vendas do comércio eletrônico devem crescer 15% no Dia das Mães deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do setor. A expectativa é de que a data movimente R$ 1,16 bilhão.

De acordo com a E-bit, itens de moda e acessórios devem ser os mais procurados, seguidos por eletrodomésticos. Na sequência, estão as categorias de cosméticos e perfumaria, telefonia e informática.

Apesar da perspectiva de crescimento de vendas, a E-bit acredita que os consumidores estão mais cautelosos e devem buscar produtos de preço mais baixo. Com isso, o tíquete médio das compras de Dia das Mães no comércio eletrônico tende a ser menor “Existe o receio do aumento na taxa de desemprego, além de uma expectativa de baixo crescimento da economia”, comenta em nota o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti.

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Jornal da Paraíba

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