ECONOMIA
Economista critica postura do Estado
Para Rafael Bernardino Estado está perdendo espaço e crescendo menos do que as outras unidades da Região.
Publicado em 24/09/2011 às 8:00
Já o economista e presidente da Associação Paraibana de Qualidade, Rafael Bernardino, diz que os dados apenas confirmam uma situação histórica na Paraíba. “O Estado está perdendo espaço e crescendo menos do que as outras unidades da Região.
Estamos economicamente mais atrasados, não temos foco no desenvolvimento de nossa economia”, avalia.
Além disso, o economista afirma que boa parte do PIB depende de gastos públicos, investimento que tem várias limitações. “A Paraíba só perde em participação da administração pública (31,3%), no PIB, para os Estados que eram territórios, como Roraima (47,3%) e Amapá (33,4%)”, diz o economista.
Ele também explica que Pernambuco, Bahia e Ceará, Estados que lideram o ranking do PIB na região, recebem mais investimentos porque têm maior infraestrutura e foco. “Esses investimentos não são aleatórios, acontecem em lugares onde há infraestrutura, contrapartida dos governos estaduais e visão de longo prazo”, conta.
Bernardino conta ainda que na Paraíba muitos investimentos não prosseguem de um governo para outro, e isso prejudica o planejamento a longo prazo da economia do Estado.
Comentários