ECONOMIA
Emissão de passaporte aumenta 31% na PB
Em 2011 a Polícia Federal emitiu cerca de 16,749 mil passaportes no estado, viagens de paraibanos ao exterior aumentaram em 20%.
Publicado em 03/02/2012 às 6:30
Os paraibanos estão viajando mais para o exterior, ou pelo menos já estão planejando uma viagem em breve. Esta é uma das conclusões que podem ser tiradas dos dados de emissão de passaportes fornecidos pela Polícia Federal na capital. Entre janeiro e dezembro de 2011, foram emitidos 16,749 mil documentos contra 12,709 mil no mesmo período do ano anterior, alta de 31,7%.
Este índice, segundo o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunet, não corresponde exatamente ao crescimento de viagens ao exterior, já que algumas pessoas dão entrada na emissão do documento já pensando em viagens futuras, mas indica que mais paraibanos estão viajando para outros países.
“Em 2011, a alta foi de 20% em viagens de paraibanos ao exterior. Os destinos preferidos dos paraibanos ainda são os países da América do Sul (Argentina e Chile) EUA e países da Europa, principalmente Portugal, França e Espanha”, informou.
Segundo Brunet, os principais motivos para o crescimento da demanda de viagens para o exterior são a desvalorização do dólar perante o real e o alto custo do turismo interno.
“Infelizmente o turismo interno ainda é muito caro.
Considerando as tarifas de hotéis e de aéreo, por exemplo, o Turismo internacional é bem mais barato. Além disto, a desvalorização do dólar foi um fator decisivo no aumento da demanda de viagens para o exterior”, comentou.
No país, o número de passaportes emitidos atingiu a marca histórica de mais de 2,094 milhões em 2011, alta de 32,81% sobre o ano anterior.
Comentários