ECONOMIA
Empreendedorismo na web: como ganhar dinheiro e fazer sucesso na rede
Conheça histórias de paraibanos que saíram do lugar-comum, investiram e estão colhendo ótimos resultados.
Publicado em 19/10/2015 às 17:45
À distância de apenas alguns cliques, o universo do online abre as portas também para os novos empreendedores. São pessoas que criam um canal no YouTube ou uma página no Facebook e conquistam suas próprias marcas, divulgando seus trabalhos, ou têm uma ideia inédita e criam sites que conseguem atingir todo o mundo. A internet, dizem especialistas, ainda é um grande universo a ser desvendado, com inúmeras possibilidades a serem descobertas. Aqui mesmo na Paraíba, no entanto, já podemos ver alguns casos de pessoas que saíram do lugar-comum e resolveram investir em uma ideia inovadora.
Além dos canais de entretenimento, como é o caso do de Felipe Neto, com vídeos cheios de humor e ironia sobre temas da atualidade, o YouTube também tem trazido à tona pessoas que falam sobre os mais variados assuntos, dando dicas sobre seus principais hobbies ou mesmo profissões. É o caso da maquiadora Helisa Falcão. Estudante do curso de design de interiores no IFPB, Helisa mantém um blog chamado "Meus Batons", onde posta tutoriais sobre maquiagens, além de manter, também, um canal no YouTube. Ela tem nas redes sociais uma forma não só de divulgar seu trabalho, mas também de gerar mais lucros.
Para ela, o maior diferencial do seu blog é o cuidado com o seu trabalho. Tendo dado início ao blog como um verdadeiro hobby, aos poucos ela foi se profissionalizando, o que significa, inclusive, alguns investimentos que foram sendo feitos: "primeiramente comprei a câmera, que era o principal e um grande sonho, depois investi em iluminação, reformei o espaço em que gravo e fotografo, investi em um layout para o blog, para deixá-lo mais profissional e atrativo", conta.
"De primeira, pensei em tudo como um hobby, pois gosto de poder dá dicas, fazer fotos legais e tudo mais. Mas, com o tempo, vamos vendo que pode realmente se tornar um grande negócio, pois hoje em dia não tem quem compre um produto de maquiagem, sem antes procurar informações sobre eles. Então para nos destacarmos em meio a tantos blogs enormes, precisamos com certeza investir em qualidade em todos os aspectos. O processo é lento, mas estou começando a ter retornos bem gratificantes em relação ao meu trabalho", complementa.
Além do blog possuir espaço específico para publicidade, com banners, que já dá algum lucro, ela utiliza também algumas ferramentas disponibilizadas por outras redes. "O YouTube e o Instagram também são canais bem rentáveis e que estão super em alta. As empresas têm anunciado bastante nesses meios, pois sabem que dão um retorno significativo. No Youtube você não recebe apenas por publicidade das empresas, mas também por visualizações, número de inscritos, e visualizações e cliques nos anúncios que aparecem antes e durante os vídeos", comenta.
Comentários