ECONOMIA
Fava da PB é a 1ª no ranking do IBGE
Dados do IBGE mostram que a estimativa da safra paraibana de fava este ano é de 9,6 mil toneladas.
Publicado em 20/09/2011 às 7:33
Maior produtora de fava no país, a Paraíba deverá colher na safra deste ano mais de 9,6 mil toneladas desta variedade de feijão, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso a previsão seja confirmada, a produção será 242,9% maior que a do ano passado, quando a estimativa foi de apenas 2,8 mil toneladas de grãos colhidos.
Segundo a analista agrícola do IBGE na Paraíba Fernanda Teixeira, a safra do ano passado foi atípica por causa da escassez de chuvas. “O crescimento exponencial da fava deste ano, em relação ao ano passado, ocorre fundamentalmente em função da seca do ano anterior, que causou uma perda de cerca de 90% na produção de grãos do Estado, incluindo a fava”, ressaltou.
Tomando como base o ano de 2009, quando a produção não sofreu tanto com a falta de chuvas e foram colhidas 8,7 mil toneladas, o crescimento da produção na Paraíba neste ano deverá ser de 10,6%. A projeção da produção da fava no país e no Nordeste em 2010 e em 2011 ainda não foi divulgada.
A colheita da fava, segundo o agrônomo José Rinaldo do IBGE, acontece entre os meses de julho e setembro, mas neste ano poderá haver uma prorrogação do período do colheita. “O plantio geralmente acontece em abril, mas alguns agricultores atrasaram porque é melhor esperar o terreno secar e em abril estava chovendo bastante. Com isso, a colheita pode ser também prorrogada, provavelmente até outubro”, afirmou.
Em 2009, último ano em que a safra de fava foi oficialmente divulgada pelo IBGE em todos os Estados, a produção da Paraíba correspondia a 42,3% do total produzido no país e a 51,2% da região Nordeste. Em 2009, a colheita de fava chegou a 20,7 mil toneladas no país e a 17 mil toneladas nos Estados nordestinos.
Comentários