ECONOMIA
Fazenda reduz PIB deste ano de 3% para 2%
Previsão mais recente era de um aumento de 3% do PIB; governo admite que o crescimento do país neste ano ficará abaixo do de 2011.
Publicado em 14/09/2012 às 6:00
Devido ao fraco desempenho da economia no primeiro semestre, o Ministério da Fazenda revisou para baixo a previsão de crescimento para o país neste ano. Segundo o ministro Guido Mantega, a nova projeção é apenas 2%.
A previsão mais recente era de um aumento de 3% do PIB (Produto Interno Bruto).Com isso, o governo admite que o crescimento do país neste ano ficará abaixo do de 2011, quando o PIB teve expansão de 2,7%. "Foi revisto para 2% tendo em vista o desempenho do primeiro semestre", disse Mantega. "O segundo semestre vai ser bem melhor, porém o primeiro semestre nos puxa para baixo na média, então nós deveremos ter um crescimento em torno de 2%."
Apesar de ter sido reduzida, a previsão da Fazenda continua acima da do mercado. Segundo o levantamento semanal do Banco Central feito com cerca de cem instituições como bancos e consultorias econômicas, a expectativa mediana do mercado é de crescimento de 1,62% neste ano.
Mantega afirmou que as diversas medidas tomadas pelo governo para reduzir os custos de produção e estimular o investimento e o consumo, como diminuição da taxa básica de juros (Selic), cortes de impostos e redução da conta de luz, vão garantir um resultado melhor no ano que vem.
Comentários