ECONOMIA
Feira lança produtos inovadores
Feira do Empreendedor traz novidades que vão desede técnicas para criação de abelhas até as tecnológicas voltadas para o varejo.
Publicado em 17/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:23
A Feira do Empreendedor, no ambiente de negócios, traz entre as suas 70 empresas expositoras as mais variadas informações que vão desde as técnicas para criação de abelhas até lançamentos tecnológicos voltados para o varejo. No estande da empresa Softcom, por exemplo, o visitante poderá encontrar inovações como a etiqueta de rádio frequência, chamada também de RFID.
De acordo com o analista de negócio da empresa, Flávio Barbosa, a função deste equipamento é identificar quantas vezes a peça de roupa de determinada loja foi provada ou comprada pelo cliente, isso sem nenhuma interface humana. “Com esses dados o proprietário da loja pode traçar o perfil do público, suas preferências e investir em determinado segmento de roupa, incrementando suas vendas”, explicou Flávio.
O RFID também pode ser usado em estabelecimentos ligados ao setor automotivo como uma etiqueta de troca de óleo do veículo. Ao estacionar o carro na loja, os dados do cliente que estiver com esta etiqueta são lidos automaticamente pelo sistema conectado à empresa. Com isso, o usuário deste estabelecimento poderá saber a data correta da troca de óleo do carro e até quanto tempo terá de esperar para ser atendido.
Outra novidade trazida pela Softcom é a etiqueta eletrônica, que segundo Flávio Barbosa, já é usada na Loja Modelo de confecção do Sebrae. A etiqueta eletrônica, também conhecida como Cabide Curtir, fica presa à peça de roupa normalmente na loja. Então o empresário lança a imagem da peça no Facebook e a cada “curtida” que ela tiver na rede, o empresário saberá o total destes acessos e o gosto do cliente.
Segundo o diretor da Softcom, Renato Rodrigues, somente na primeira noite da Feira cerca de 200 empresas se interessaram pelo Cabide Curtir e 40 pelo RFID. “Trouxemos para este evento produtos que já estão no mercado, alguns conceitos e também lançando tendências como a RFID. “Com esses lançamentos podemos levar vários benefícios para empresas do varejo como a introdução do viral da inovação para dentro da loja, melhoria na comunicação com o público, na interação entre os clientes até o aumento das vendas”, contou Renato Rodrigues.
Mais uma inovação da empresa é o sistema de gerenciamento chamado 'Cliente Mais' voltado para o varejo. O consumidor é cadastrado na loja normalmente e com a adesão do 'Cliente Mais' ele vai somando pontos a cada compra efetuada na loja.
“Com isso ele poderá ter descontos personalizados. Funciona como um clube de fidelidade. Quanto mais o usuário comprar, mais descontos poderá ter”, contou o analista de negócio da Softcom.
A Infinititec está expondo na feira a criação do paraibano Luciano Piquet, que há 18 anos criou um sistema de recarga de cartucho a vácuo, válido tanto para impressoras jato de tinta como a laser. A Infinititec é a fabricante deste equipamento. “A proposta é proporcionar ao cliente um serviço sustentável em que é possível montar um negócio com R$ 3.500,00”, afirmou Renata Araújo da Infinititec.
A Chianca Softwares levou para a Feira do Empreendedor um consultor de preços com maior visibilidade para o cliente dos supermercados ou grandes lojas. Na hora de pesquisar o valor de algum produto, o consumidor poderá ver a descrição do preço em tamanho maior do que os consultores de preços convencionais. “Ele também é mais acessível a qualquer programa”, destacou a supervisora de vendas da Chianca Softwares, Joselma Santos.
O empresário, Yury Costa Teodósio, um dos visitantes da feira, ficou surpreso com o que viu no local. “Vim em busca de algumas novidades na área de software para desburocratizar alguns processos da empresa. Visitei a feira em outras edições e este ano ela está maior do que esperava. Tem muita coisa para ver. Por isso voltarei nos outros dias”, enfocou.
Comentários