icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Financiamento de imóvel fica mais caro na segunda

Caixa Econômica Federal elevou taxas de empréstimo da poupança para habitação em até 11%.  

Publicado em 16/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 29/02/2024 às 10:29

Em ano de cautela para a economia, inclusive o setor da construção civil, a Caixa Econômica Federal anunciou ontem elevação nas taxas de juros nos financiamentos de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança. A alta começa a vigorar a partir desta segunda-feira. Dependendo do tipo de financiamento, o aumento de juro pode chegar até 1,8 ponto percentual, passando de 9,20% para 11% ao ano. A mudança deverá trazer impactos no setor imobiliário e aumento na inadimplência dos mutuários na Paraíba.

O presidente da Associação Nacional dos Mutuários e Moradores (ANMM), Décio Esturba, afirmou que no longo prazo o reajuste deverá pesar muito no bolso do comprador. “O valor da prestação sobe bastante e quando chega na metade do caminho o mutuário fica impossibilitado de cumprir suas obrigações. Então, outra consequência desta alta será o aumento da inadimplência”, destacou.

Segundo a Caixa, o reajuste está ocorrendo por causa da elevação da taxa básica de juros, a Selic. Nos financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), a taxa balcão, destinada para clientes sem relacionamento com o banco, foi mantida em 9,15%. Para quem já tem relacionamento com o banco, os juros subiram de 8,75% para 9%.

Já para imóveis negociados pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), a taxa balcão subiu de 9,20% para 11%, ou seja 1,8 ponto percentual. No caso de clientes com relacionamento com o banco, o juro passou de 9,10% para 10,70%.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil na Paraíba (Sinduscon-PB), João Batista Sales Porto, viu com cautela esta decisão porque, segundo ele, a elevação certamente irá trazer dificuldade para o mercado imobiliário. “Acredito que, principalmente no primeiro trimestre, haverá retração na compra de imóveis. Depois o mercado vai se acomodando, porque quem precisa comprar não vai ter outra saída”.

A elevação dos juros já era esperada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo o vice-presidente da entidade, Irenaldo Quintans, a decisão torna-se um desestímulo ao setor produtivo. “Toda vez que a Selic aumenta, ocorre o reajuste. Ele é mais um complicador em um ano difícil”, destacou Quintans.

Ele acrescentou que o governo precisa conter a inflação, mas criticou a política econômica do governo de usar como estratégia para atingir esta meta a elevação da taxa de juros básica. “Isso retrai o investimento e o consumo e esses fatores não são o que precisamos este ano. A presidente deveria privilegiar a redução das despesas de custos do governo”, defendeu.

Saiba como ficarão as taxas de juros:

Financiamento do Sistema Financiamento Imobiliário (SFI):
Taxa de balcão: era 9,20% vai para 11%
Relacionamento: era 9,10% vai para 10,70%
Relacionamento (mais salário): era 9% vai para 10,50%
Servidor (com relacionamento): era 9% vai para 10,50%
Servidor (com relacionamento e salário): era 8,80% vai para 10,20%
Financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH):
Taxa de balcão: se mantém em 9,15%
Relacionamento: era 8,75% vai para 9%
Relacionamento (mais salário): era 8,25% vai para 8,70%
Servidor (com relacionamento): era 8,60% vai para 8,70%
Servidor (com relacionamento e salário): era 8% vai para 8,50%

Fonte: Caixa Econômica Federal

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp