ECONOMIA
Funcionários da AeC protestam contra as condições de trabalho
Funcionários dizem que empresa não negociou com eles e que estão sofrendo ameaças de demissão por justa causa.
Publicado em 10/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:06
Um grupo de aproximadamente 200 funcionários da empresa AeC, da unidade do bairro do José Américo, em João Pessoa, realizou um protesto no final da tarde de ontem reivindicando melhoria salarial, ticket de alimentação e pagamento de horas extras. Segundo os funcionários da empresa, as manifestações com apitos e batuques vão continuar até que os pedidos dos funcionários sejam atendidos.
“Estamos reivindicando aumento salarial porque na carteira de trabalho recebemos R$ 745, enquanto que empregados da empresa de outras regiões como Campina Grande recebem R$ 950”, contou a operadora de telemarketing, Taíze Santos.
Em tom de desabafo, outro operador, Fábio Alves, explicou que os empregados ainda pedem que a AeC retomem o sistema de pagamento de horas extras, já que atualmente este tempo está sendo compensado com folgas. “E eles só dão a folga quando querem, às vezes um mês depois. Também estamos pedindo ticket alimentação porque quando fazemos horas extras eles nos dão um pacote de biscoito, ou um saco de pipoca ou um saco de amendoim”, afirmou.
Os empregados explicaram que ontem a empresa funcionou com desfalque de funcionário, uma vez que grande parte não aderiu à mobilização e os que foram às ruas estavam sofrendo ameaça de demissão. “Tentamos conversar com a empresa sobre esses problemas, mas ela nos ignorou. Agora, com o protesto, estamos sendo ameaçados de demissão por justa causa e advertência”, destacou o operador de tele- marketing Rodolfo Martins.
RESPOSTAS DA EMPRESA
A assessoria de comunicação da AeC, por meio de nota, esclareceu que as regras de conduta estabelecidas para os funcionários na empresa seguem as determinações da Norma Regulamentadora-17 (NR-17), “que detalha as condições ideais de conforto físico e mental para a saúde e o bem-estar do teleoperador”. A empresa informou ainda “que a AeC também segue as determinações do acordo coletivo firmado com o sindicato dos empregados do setor, que exigem que a empresa forneça salgados ou sanduíches para colaboradores com jornada de 6 horas e 20 minutos”. Segundo a empresa, o ticket refeição é fornecido para jornada superior a 8 horas. O salário do Atendente de Telemarketing é o mesmo praticado em todas as cidades em que a AeC tem unidades.
Comentários