Febraban faz alerta sobre golpes no Desenrola Brasil; veja como se proteger

Federação orienta que as pessoas interessadas em renegociar suas dívidas busquem informações apenas dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa.

Foto: Banco Central/Divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um alerta para golpes no Desenrola Brasil, programa que começou nesta segunda-feira (17). O objetivo do programa é  tirar pessoas da lista de negativados e retomar o potencial de consumo da população.

De acordo com a Febraban, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o usuário para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para golpistas.

>> DESENROLA BRASILveja regras do programa para renegociação de dívidas

Na primeira fase do programa, os bancos começam a “limpar o nome” de até 1,5 milhão de correntistas que têm dívidas inferiores a R$ 100, mas a dívida em si não é perdoada. O devedor pode contrair novos empréstimos e fazer operações como fechar contratos de aluguel. Há ainda a possibilidade de renegociação de débitos com bancos por devedores com renda de até R$ 20 mil. O Desenrola só abrange dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano passado.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, falou, em nota, Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Orientações da Febraban

A Federação orienta que as pessoas interessadas em renegociar suas dívidas dentro do Desenrola Brasil, busquem informações apenas dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como:

  • Agências;
  • internet banking; e
  • Aplicativos bancários.

Se o devedor for negociar no internet banking, a entidade orienta que, para o acesso, o próprio usuário digite o endereço da instituição financeira.

Já se o cliente desconfiar de alguma proposta ou do valor, ele deve entrar em contato com o banco nos seus canais oficiais. Além disso, somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o usuário pode ter os valores debitados da conta, nas datas acordadas.

Em caso de boletos, checar na hora do pagamento se está sendo feito realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.

A entidade ainda acrescenta que não envia comunicado para renegociar dívidas no Desenrola. Caso o devedor receba qualquer mensagem com o logotipo da federação ou de bancos, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais da instituição financeira como as já citadas acima.

Como diferenciar sites legítemos de falsos

A Febraban também deu dicas de como o usuário pode diferenciar sites legítimos de falsos. Que são:

  • Verificar atentamente o endereço do site. Já que muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar;
  • Verificar o layout do site, se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado;
  • Nunca clicar em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. O usuário deve digitear o endereço da empresa direto no navegado;
  • Cuidado com selos de segurança, pois em alguns casos, o golpista usa de elementos visuais que passam confiança como selos de segurança.