icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Indústria de sorvetes aquecida

Indústria de sorvetes deve fechar o ano com crescimento de 40% no faturamento e perspectiva de aumento de vendas em 20% no verão.

Publicado em 13/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 27/04/2023 às 13:19

O ritmo de vendas da indústria de sorvetes, picolés e sucos prontos já acompanha o aquecimento da temperatura no litoral paraibano. Seguindo o caminho contrário de vários outros setores econômicos do Estado que tiveram um ano marcado por frieza no volume de vendas, a indústria dos gelados deve fechar o ano com crescimento de 40% no faturamento e perspectiva de aumento de vendas em 20% no verão deste ano sobre igual período do ano passado.

Para atender o ritmo acelerado do setor, a indústria Casitus, presente há 12 anos no mercado paraibano, inaugura no próximo dia 30 a sua nova fábrica de sorvetes, picolés e sucos, que deixa de ter 600 m² para 3.000 m², o que deve ampliar em 50% a produção. O investimento foi de cerca de R$ 300 mil, com financiamento pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

A proprietária da empresa, Renate Cristine, disse que o foco é nos produtos regionais, que têm forte demanda dos consumidores paraibanos. “O Nordeste é rico em frutas que não são valorizadas como deveriam.

Nosso diferencial é investir nas riquezas naturais, estamos lançando produtos em todas as linhas, desde sorvete a sucos, pensando nas riquezas da região, como acerola, cajá, umbu, pinha, jaca, além de alimentos típicos como tapioca e canjica”, disse a empresária.

Com perspectivas ambiciosas para o futuro, a nova fábrica da empresa foi planejada para aumentar o volume de produção e, consequentemente, de funcionários. “Quando a Vigilância Sanitária viu a planta da fábrica nos perguntou o porquê do banheiro dos funcionários ser tão grande.

Eu disse a eles que não era grande, porque apesar de termos hoje somente 20 funcionários, queremos ter a capacidade de empregar 100 pessoas”, prevê Renate Cristine, que afirmou que já na inauguração da nova fábrica vai aumentar para 30 o quadro de empregados.

O próximo ano também deve manter expansão para a empresa, tendo em vista o acontecimento de grandes eventos internacionais. “Nós estamos muito otimistas. Teremos aqui próximo a Copa do Mundo, por isso acredito que nossas vendas em 2014 serão ainda maiores. Esperamos aumento de aproximadamente 40% nas vendas”, disse Renate Cristine.

Neste cenário, investir em variedade de produtos é essencial para atrair e fidelizar novos clientes. “Hoje não temos mais público específico, trabalhamos com todas as classes. O consumidor procura qualidade e nós oferecemos isto. Estamos com uma linha de sorvetes com zero açúcar, que é uma grande aposta para o verão. As pessoas querem tomar sorvete, mas também querem cuidar da saúde, então oferecemos o máximo de variedade para que o consumidor tenha sua demanda atendida”, disse a empresária.

Segundo Renate Cristine, para que os pequenos empreendimentos tenham condições de competir com empresas maiores, é preciso maior incentivo público no setor paraibano.

“Há 12 anos temos nossa empresa e só agora conseguimos adquirir uma nova fábrica por meio do financiamento pela Cinep.

Na Paraíba, o pequeno empresário tem muita dificuldade porque as empresas dos Estados vizinhos têm mais incentivo tributário do que os locais. A forte tributação e o crescimento dos preços da matéria-prima em alta, como por exemplo o leite dos sorvetes, são os grandes gargalos do setor", apontou.

SUCOS PRONTOS REGIONAIS VIVEM EXPANSÃO

Outra empresa paraibana com forte expectativa de crescimento é a Buon Gelatto, que neste verão tem como carro chefe a linha de sucos prontos da Suqo, com 12 opções de sabores de frutas nordestinas. Um dos proprietários da empresa, Hênio Regis, disse que espera um resultado melhor que nos anos anteriores.

“Se existe crise na economia ela não afetou os nossos clientes, porque as vendas estão muito boas, principalmente nos nossos sucos. Esperamos aumento de pelo menos 10% no verão deste ano sobre o ano passado. Analisamos que o consumidor hoje quer um produto natural, rico em nutrientes, por isso apostamos nos nossos sucos”.

A estratégia do empresário é levar o Suqo para diversas regiões do Nordeste, tendo em vista a forte aceitação do produto.

“Estamos investindo forte em toda Rota do Sol nordestina. Nossos produtos já estão com grande demanda em Natal e Pipa. As pessoas gostam do suco regional, por isso esperamos aumentar nossas vendas”, revela Regis. O empresário acredita que, no comparativo com o restante do ano, o crescimento da demanda no verão é de quase 70%.

O sucesso de sucos prontos é tão grande que o produto já está servindo de base para a produção dos picolés, que até então eram o carro chefe da empresa. “Nós aproveitamos o sucesso do Suqo e lançamos quatro sabores de picolés de frutas com as características de nossos sucos. A procura já tem sido alta, por isso estudamos inserir este produto também nos Estados vizinhos”, contou Hênio Regis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp