icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Indústria festeja resultados na PB

Dados da Federação das Indústrias da Paraíba apontam para uma expansão de 12% no número de fábricas instaladas.

Publicado em 27/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:17

Os resultados positivos conquistados pelo setor industrial da Paraíba são um motivo a mais para empresários, investidores e trabalhadores comemorarem o Dia da Indústria, celebrado tradicionalmente em 25 de maio. Dados da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) apontam para uma expansão de 12% no número de fábricas instaladas, mesmo índice registrado na geração de novos empregos no setor. O desafio para o futuro é ampliar a oferta de capacitação da mão de obra e atrair mais investimentos para manter o crescimento em ritmo acelerado.

O presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha, destaca que o desempenho do setor está alavancando a economia do Estado. “A indústria tem uma posição privilegiada na Paraíba em relação ao próprio Estado. Nós somos o único setor superavitário. A indústria da Paraíba cresce 12% ao ano em número de empresas, 12% no número de empregos e 18% da massa salarial. Esta é uma demonstração clara de que estamos avançando acima do crescimento chinês na indústria paraibana”, afirma Buega, comparando os dados com a economia que mais cresce no mundo.

A indústria também é responsável pela maior fatia do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no Estado. “A nossa participação no PIB do Estado, que beira os 30%, fica muito além do que representa a indústria americana na economia daquele país, que chega a apenas 19%, por exemplo, então temos uma representação muito forte da indústria, ocupando uma posição privilegiadíssima no nosso Estado”, avaliou o presidente da Fiep.

A base para a expansão do setor está na instalação de grandes empreendimentos e na criação de novos Distritos Industriais, como é o caso dos distritos de Caaporã I e II, de Queimadas e o de Mata Redonda, autorizados no ano passado pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Outros atrativos são a garantia de incentivos fiscais e a presença de mão de obra qualificada, despertando o interesse de grandes corporações em investir no Estado.

Um dos destaques entre os novos investimentos fica por conta do setor de cimentos. De acordo com a projeção da Fiep, a Paraíba vai ser o maior produtor de cimento do Nordeste e o terceiro do país graças à instalação de três novas fábricas cimenteiras no Estado: Brennand, Cimpor e Elizabeth, o que elevará a produção para 7,5 milhões de toneladas por ano no Estado. A indústria paraibana também se destaca na produção de alimentos, confecções, calçados e metal mecânica.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Para garantir o crescimento da produção industrial e ampliar a geração de empregos, também foi preciso investir de forma maciça na qualificação da mão de obra. O Senai Paraíba está ampliando a oferta de cursos profissionalizantes, garantindo acesso ao mercado de trabalho aos jovens paraibanos e atendendo à demanda dos novos empreendimentos industriais no Estado.

“Este ano, nós vamos matricular 80 mil alunos. Em outubro de 2011, nós tínhamos apenas 35 mil estudantes no Senai, na formação profissional. Então, em apenas três anos, nós mais que dobramos o número de alunos. É realmente um esforço hercúleo que nós fizemos para que isso acontecesse e não houvesse um apagão de mão de obra”, afirmou Buega Gadelha.

INAUGURAÇÕES, ESPORTE E CULTURA NA COMEMORAÇÃO DO DIA DA INDÚSTRIA

Para marcar as comemorações do Dia da Indústria, a Fiep preparou uma vasta programação com inaugurações, eventos da capacitação e de promoção ao esporte e à cultura em todo o Estado. Foram inauguradas três novas unidades da “Indústria do Conhecimento” nas cidades de Santa Luzia e Catolé do Rocha e na usina Monte Alegre, em Mamanguape. Em Campina Grande, foi entregue à população a unidade do Sesi Centro, garantindo novos investimentos na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. No próximo dia 30, haverá ainda a inauguração do Memorial da Bentonit.

A programação começou em 19 de maio com a palestra do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, realizada no Centro de Convenções da sede da Fiep em Campina Grande. O ministro discutiu o tema “A contribuição do TCU para a governança e o desenvolvimento” para uma plateia formada por empresários e gestores públicos. “O Brasil não se torna mais competitivo porque existem falhas na infraestrutura, nas exportações, na burocracia, na logística, em vários setores, e em vez de o Estado ajudar, ele acaba prejudicando o setor privado brasileiro”, ressaltou Nardes durante a palestra.

O ponto mais festivo das comemorações do Dia da Indústria foi a realização da 6ª edição do Troféu Gonzagão no último dia 21 de maio. O evento prestou uma homenagem à memória do cantor e sanfoneiro Dominguinhos, que morreu no ano passado, e reuniu artistas de destaque da música nordestina, como Elba Ramalho, Nando Cordel, Alcimar Monteiro, Lucy Alves e Santana, entre outros. A premiação é uma parceria entre a Fiep, através do projeto Sesi Cultural, e o Centro de Odontologia Integrado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também comemorou o Dia da Indústria com o lançamento do Caderno de Tendência Inverno 2015, realizado no último dia 22 no Senai do Distrito Industrial de Campina Grande. O caderno de moda é dividido em dois volumes, denominados “Criativação” e “Tecnovação”, respectivamente, e pretende agregar aos segmentos têxteis e de confecção outros temas relacionados aos segmentos de couro e calçados, gemas e joias.

A programação do Senai continua no próximo dia 30 com a formatura do curso técnico em mineração, no município de Várzea, no Sertão do Estado. No último dia 16 de maio, alunos de cursos do Senai realizados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participaram da solenidade de formatura com a presidente Dilma Rousseff, em João Pessoa.

Já o Serviço Social da Indústria (Sesi) inaugurou na última sexta-feira (23) a Unidade do Sesi Centro Campina Grande, localizada no prédio da Associação Comercial (ACCG), onde serão oferecidos cursos presenciais e a distância de educação continuada, além de aula de pilates. O Sesi também promoveu na mesma data o passeio ciclístico do projeto 'Bem Estar' em Campina Grande, em parceria com a Coteminas. Outro evento esportivo aconteceu no dia 18 de maio, com o II circuito treino de caminhada e corrida orientada, com funcionários da Alpargatas Campina Grande.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp