ECONOMIA
Inflação de aluguel fecha ano com alta de 7,82%
Devido à elevação do IGP-M no último mês do ano, renovar contratos de aluguel em janeiro de 2013 estará mais caro para o paraibano.
Publicado em 28/12/2012 às 6:00
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar contratos de aluguel, acelerou em dezembro deste ano, com alta de 0,68%. Devido à elevação no último mês do ano, renovar contratos de aluguel em janeiro de 2013 estará mais caro para o paraibano que têm contratos com base no IGP-M, pois o índice encerrou os 12 meses deste ano ficou em 7,82%. Em janeiro deste ano, a 'inflação de aluguel' ficou mais baixa (5,09%).
Em novembro, o IGP-M teve decréscimo de 0,03% e, em dezembro de 2011, havia caído 0,12%. Segundo o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-PB), Ubirajara Marques, com o índice baixo, as proprietários de imóveis e imobiliárias da capital vinham reajustando os aluguéis mais pela negociação do que pelo IGP-M.
“Valia mais o bom senso no momento de reajustar os valores. Isto porque o interesse que o mercado tem em negociar por um aluguel mais valioso é grande. Quer dizer que o proprietário que reajusta, o faz para não perder um bom inquilino, mesmo sabendo que se fosse alugá-lo para outro ganharia muito mais”, comenta.
Segundo Ubirajara, os aluguéis na capital e região permanecem em alta. “É um mercado sempre em movimento. Em janeiro, teremos alguns acréscimos com a chegada dos turistas e dos aluguéis de temporada, mas tem sido muito bom sempre”, acrescenta.
O IGP-M é calculado a partir de três subíndices. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,73% em dezembro deste ano. No mês anterior, havia ficado em -0,19%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,73% no mês, ante 0,33%, em novembro. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em dezembro, variação de 0,29%, acima do resultado de novembro, de 0,23%.
Comentários