icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Investimento em imóvel lidera rentabilidade

Acelerada valorização do metro quadrado na Paraíba coloca o mercado imobiliário como excelente opção de investimento.

Publicado em 27/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:42

Além de ser a realização da casa própria, comprar um imóvel tem se mostrado uma excelente opção de investimento, tendo em vista a acelerada valorização do metro quadrado na Paraíba, que, ano passado, chegou a subir, em média, até 24,68% em alguns bairros da zona sul de João Pessoa, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), consolidados pelo tecnólogo Fábio Henriques.

Quando comprado na planta, este investimento é ainda mais rentável, sobretudo ao ser comparado com aplicações conservadoras do mercado financeiro, como poupança antiga (6,34%) e nova poupança (5,47%), que tiveram rendimento tímido em 2013. Na avaliação do tecnólogo em negócios imobiliários, Fábio Henriques, o setor deve continuar com rendimentos expressivos nos próximos anos.

“Não teremos problemas nos próximos três anos, o mercado vai continuar aquecido. Estamos com forte desenvolvimento, teremos a fábrica da Fiat se instalando muito próximo de João Pessoa, empreendimentos chegando no Litoral Norte e Sul. O mesmo acontece em Campina Grande, com a instalação da fábrica de aviões. Isso tudo vai aumentar a demanda do Estado”, destacou.

Para quem compra o imóvel na planta, as vantagens são várias, conforme explicou o especialista. “Além de você comprar mais barato, há mais opção de escolha, já que são muitas unidades à venda. O consumidor tem a melhor opção, pode comprar o melhor para sua realidade, fica livre para fazer a melhor escolha, ao contrário de quem já compra o imóvel pronto”.

Essa liberdade de escolha, segundo Fábio Henriques, é essencial para quem deseja que o imóvel tenha valorização após a compra, uma vez que analisar os detalhes é essencial para fazer um bom negócio. “Ele precisa ficar atento onde está investindo, analisar a construtora, saber se ela entrega o produto no tempo previsto e se tem um histórico de imóveis de qualidade”.

Além disso, o consumidor deve prestar atenção onde o imóvel será erguido, tentando entender se no futuro aquela localização vai ser boa ou ruim para o empreendimento adquirido. “Ele tem que analisar não somente se é uma área de valorização, mas também o posicionamento do imóvel, se ele terá problemas quando, por exemplo, for construído outros prédios nos arredores, se ele vai perder uma vista importante”, aconselhou Fábio Henriques.

Neste aspecto, algumas regiões já são apontadas como as mais rentáveis para receber investimentos imobiliários. “É difícil dizer uma média de valorização, porque depende muito da região. Tambaú e Cabo Branco são bairros onde tudo que se faz dá certo, estão sempre valorizados. Outros estão apresentando excelentes índices de valorização, como Altiplano, Bancários, Geisel, Valentina, Miramar e Jardim Luna”, apontou o especialista em negócios imobiliários.

INVESTIR PARA LOCAÇÃO

Já o economista Cláudio Rocha explicou que, apesar da segurança, é preciso analisar vários aspectos antes de investir nos imóveis. “Todo e qualquer investimento deve obedecer o tripé do investimento financeiro, analisando segurança, rentabilidade e liquidez. O imóvel é seguro? Sim. Mas sua rentabilidade e liquidez deve ser bem estudada”, disse o especialista.

Esses dois últimos aspectos, segundo Cláudio Rocha, são de grande importância para quem pensa em um investimento que renda lucro. “A rentabilidade tem que ser comparada. Se eu tenho R$ 300 mil guardados em uma poupança, é mais rentável comprar um imóvel e viver do seu aluguel ou aplicar em um fundo de investimento? Para quem quer viver dos rendimentos do aluguel, pode não ser tão vantajoso", disse.

SETOR EXIGE CAUTELA E INFORMAÇÃO

Antes de aderir ao promissor investimento, é necessário tomar algumas precauções, já que, como todo negócio, o retorno nem sempre é garantido, explicou o presidente do Sindicato da Habitação da Paraíba (Secovi-PB), Inaldo Dantas.

“O imóvel sempre foi um bom investimento, mas como todo outro, há riscos, ainda mais quando se compra na planta, pois você compra uma promessa, não há garantia real que ele será entregue. Apesar de João Pessoa ter tradição de honrar essa entrega, já tivemos casos notórios no país, como no da construtora Encol, que fraudou e fragilizou o mercado em algumas regiões do Brasil”.

De acordo com Inaldo Dantas, é preciso planejar bem qual será o foco do investidor e, a partir daí, escolher o perfil do imóvel a ser comprado. “Muitos estão usando os imóveis para fins comerciais, porque o 'Minha Casa, Minha Vida' tem afastado as pessoas do aluguel residencial. Para este fim, os investidores têm preferido comprar imóveis usados. Primeiro porque o valor para locação é maior, segundo porque o cliente já conhece o entorno do investimento, sabe se aquele local será interessante para o negócio que será instalado”, disse.

Já quem planeja comprar um imóvel para revenda, a opção mais interessante é a compra na planta. “É melhor comprar na planta porque a liquidez é maior. Você consegue comprar um imóvel por um custo menor e em alguns anos ele tende a ser valorizado”, destacou Inaldo Dantas.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis na Paraíba (Creci-PB), Jarbas Araújo, também acredita que o imóvel é um excelente investimento. “Sempre foi e sempre será um investimento, pois ele é durável. Entre dois e cinco anos, o metro quadrado de um terreno fica entre duas e cinco vezes mais valorizado. Já quando se compra imóvel, essa valorização é de até três vezes do valor inicial pago”.

Jarbas Araújo reforçou que o investimento é ainda maior quando se pensa em bairros com forte potencial de crescimento, como os da zona sul.

“Quando o imóvel fica próximo de postos de gasolina, correios, farmácia, colégios e outros empreendimentos, o local será valorizado. O bairro dos Bancários, por exemplo, tem recebido muito investimento.

Existem empresas de vários segmentos chegando por lá, um grande shopping se instalando perto, sem contar que é o principal acesso aos outros bairros da zona sul. Isso tudo sobe o valor do local”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp