ECONOMIA
IPI reduzido para linha branca é prorrogado
Desoneração, que acabaria neste sábado (30), foi estendida por dois meses, para a linha branca, e três meses, para móveis e outros itens.
Publicado em 30/06/2012 às 6:00
O governo prorrogou a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os setores de linha branca e móveis. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ontem, em São Paulo.
A desoneração, que acabaria hoje, foi estendida por dois meses, para a linha branca, e três meses, para móveis, laminados e revestimentos, luminárias e papel de parede. Foi incluído de última hora na redução do IPI painéis de madeira - de 5% para zero.
"O setor está se comprometendo a repor o repasse ao consumidor", disse o ministro. "O consumidor tem de fiscalizar para que as empresas mantenham o preço reduzido."
O imposto do fogão, que em dezembro era de 4%, continua zerado; o da geladeira passou de 15% para 5%; o da máquina de lavar, de 20% para 10%; e do tanquinho, de 10% também para zero.
No caso de móveis, a alíquota caiu em abril de 5% para zero; a de laminados e revestimentos, de 15% para zero; e a de luminárias, de 15% para 5%.
Na reunião com Mantega, estavam presentes representantes do setor de móveis e de eletroeletrônicos e de indústrias de móveis.
Comentários