ECONOMIA
Lafarge anuncia que vai dobrar produção
Produzindo atualmente 1,5 milhão de toneladas de cimento, indústria Lafarge anuncia produção dobrada no estado.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
A indústria Lafarge Brasil anunciou ontem que vai dobrar a capacidade de produção de cimento em sua unidade no Estado, localizada em Caaporã. A confirmação foi dada pelo presidente da atividade cimento da empresa, Thierry Métro, em reunião ontem no Palácio da Redenção com o governador Ricardo Coutinho. A produção atual é de 1,5 milhão de tonelada por ano.
De acordo com o empresário Thierry Métro, "o apoio do Governo do Estado tem sido determinante" para que a empresa prossiga com os planos de expansão, fornecendo 1,5 milhão de toneladas de cimento adicionais aos consumidores, anualmente.
“Isso nos permitirá acompanhar o crescimento do mercado do Nordeste e garantir o atendimento da demanda”, disse.
O governador Ricardo Coutinho destacou o interesse da gestão em atrair empresas como a Lafarge, com o intuito de gerar emprego e renda para a população. Segundo ele, a Paraíba se prepara para ser um dos maiores polos cimenteiros do país – mas salientou que o Estado está aberto a empresas de outros ramos.
A Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep) concede incentivos fiscais para a expansão de empresas e a implantação de novas empresas. “Temos localização privilegiada, boa infraestrutura e logística, o que tem sido determinante para a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento no Estado”, completou o governador.
Adquirida em 2010, a fábrica de cimento Lafarge, localizada a 68 quilômetros de João Pessoa, dispõe de reservas de calcário suficientes para dobrar a produção, que hoje é de 1,5 milhão de toneladas por ano. Em funcionamento há mais de 24 anos, a unidade de Caaporã é a maior fábrica de cimento da Paraíba, responsável pela geração de cerca de dois mil empregos, entre diretos e indiretos.
De acordo com Thierry Métro, nos últimos dois anos, para acompanhar o crescimento do mercado, a Lafarge aumentou 35% a produção da unidade, fruto de investimentos superiores a R$ 20 milhões em melhorias no processo produtivo.
A Paraíba é o segundo maior estado produtor de cimento do Nordeste, sendo que consome cerca de 38% do total fabricado.
Mais de metade da produção da unidade da Lafarge em Caaporã é consumida em Pernambuco, onde a empresa mantém dois centros de distribuição, em Recife e Cabo de Santo Agostinho – também responsáveis pelo abastecimento do estado de Alagoas.
Um terceiro centro de distribuição, em Natal, abastece o mercado do Rio Grande do Norte. O cimento comercializado pela empresa na região é o campeão, marca líder em vendas em Minas Gerais, onde a empresa opera desde 1959.
A Lafarge está presente no Brasil desde 1959. A empresa tem cerca de 1,8 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraíba e Bahia.
Comentários