ECONOMIA
Levar lista de compras ajuda a evitar gastos desnecessários
Além da lista, o consumidor que não tem tempo para pesquisar pode anotar os valores dos itens e compará-los com outros locais.
Publicado em 14/02/2013 às 6:00
Uma forma de evitar gastos desnecessários, conforme a Proteste, é nunca ir ao supermercado sem a lista. A coordenadora da associação, Maria Inês, conta que, além da lista, o consumidor que não tem tempo para pesquisar pode anotar os valores dos itens e compará-los com outros locais numa próxima oportunidade. “Além disso, se não pesquisou, se não levou a lista, deve-se comprar o mínimo possível. Este é o caminho para economizar”, acrescentou.
O comerciante Reginaldo Silvano disse que sempre que vai à feira, procura levar a relação de itens que precisam ser comprados.
“Escolho o supermercado, porque fica no caminho de casa e o dia a dia acaba sendo muito corrido, mas procuro me ater aos produtos da lista, assim não me perco e não acabo comprando mais do que deveria”, contou.
À exceção da regra, para o casal Fernando Marinho e Márcia Oliveira – que preferem comprar pelo preço – a lista de compras não é necessária. “Damos uma olhada em casa, no que está faltando e vamos às compras”, conta Márcia. De acordo com Fernando, a ausência deste hábito de levar a lista é compensada pelo esforço do casal em procurar por melhores preços. “Nunca fiz lista na minha vida, mas procuro ir em mais de um supermercado e comparar os preços antes de comprar”, completou.
Comentários