ECONOMIA
Limpeza dos hardwares é necessária
Comer em frente ao PC é um hábito que pode trazer prejuízos e riscos à saúde.
Publicado em 18/01/2012 às 6:30
A manutenção no computador começa também pelos hardwares, que são as partes periféricas como o monitor, o teclado, o gabinete e também os componentes como as placas, o disco rígido, etc. A sujeira acumulada nos periféricos pode interferir no funcionamento do computador e representar riscos à saúde.
Estudos revelam que os teclados e mouses, por exemplo, podem conter mais bactérias do que os vasos sanitários. De acordo com a bióloga e professora do Instituto Federal de Educação, Cultura e Tecnologia da Paraíba (Ifpb), Tânia Andrade, a sujeira proveniente de alimentos e acumulada entre as teclas do computador pode ser um ambiente propício para a proliferação de microorganismos. “Se os restos de alimentos permanecerem no equipamento por muito tempo, pode haver reações químicas que aumentam a oferta de bactérias, principalmente lactobacilos”, explica.
A estudante Bruna Coutinho, 19 anos, conta que já perdeu três teclados por se alimentar próximo ao computador e, mesmo assim, ela ainda insiste no hábito. “Eu perdi os teclados porque derramei suco neles. Sempre comi quando uso o computador em casa. Pode ser qualquer hora, bateu aquela fome, eu levo o lanche para perto do PC”, brinca.
Segundo o técnico Rodolfo de Assis, a limpeza de componentes como o monitor, o teclado e o mouse pode ser feita pelo próprio usuário. Mas é aconselhável que a limpeza do processador e dos dispositivos internos seja realizada por profissionais especializados.
Comentários