ECONOMIA
Lucro de supermercados cresce em João Pessoa
Capital registrou um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta pesquisa do Ifep.
Publicado em 04/10/2011 às 6:30
Natália Xavier
No mês de agosto, o faturamento do setor de supermercados na região metropolitana de João Pessoa registrou um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep). Entretanto, segundo o levantamento, o incremento não foi suficiente para que o mês de agosto superasse as vendas do mês de julho, registrando uma queda de 2,1%.
A queda nas vendas em comparação ao mês de julho, para a coordenadora da pesquisa e economista do Ifep, Ivonice Marques, está relacionada à inflação. “O aumento da inflação está sendo mais forte nos alimentos. Quando os preços aumentam, muitas pessoas deixam imediatamente de comprar algumas coisas”, acredita.
O presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, concorda que o aumento no preço dos alimentos pode ter provocado uma pequena redução no consumo.
“Houve uma queda nas compras em geral, sentimos uma queda pequena, mas percebemos que as vendas diminuíram. Realmente, em agosto, no geral, os preços aumentaram um pouco”, comentou.
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, foi registrado um crescimento de 6,45% em relação a 2010, alta acima da média nacional (4,27%), segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “O crescimento inferior ao registrado em 2010 com relação a 2009 está acontecendo em todos os setores do varejo, isto acontece porque 2010 foi um ano muito bom para a economia, um ano de muito crescimento, então a base de cálculo em 2011 é mais alta”, justificou a economista do Ifep.
Comentários