icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Marcas investem em podcasts próprios

Empresas de diversos segmentos lançaram conteúdos de áudio nos últimos meses.

Publicado em 26/02/2021 às 8:46 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:33


				
					Marcas investem em podcasts próprios
Foto: Austin Distel /Unsplash.

Nos últimos três anos o segmento de podcasts vem crescendo e ganhando mais popularidade entre os brasileiros. Segundo o ranking Podcasts Stats Soundbite, o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, ficando somente atrás dos Estados Unidos.

De olho nisso, marcas dos mais diversos segmentos, como Azul Linhas Aéreas, Sanofi Pasteur, Natura Musical, Heineken e Tetra Pak, começaram a apostar nesse formato de conteúdo.

Em parceria com a Isobar, a Azul Linhas Aéreas estreou seu canal no Spotify, chamado Voe Azul. Para sua estreia, a marca lançou a série “MeditAzul”, focada em um Carnaval seguro e em casa, por meio de meditações guiadas, aliadas a sons bi-neurais que conduzem a uma experiência imersiva de som 4D.

Ao longo do ano, a plataforma vai contemplar experiências com mais viagens guiadas, entrevistas e histórias reais.

Outra empresa que decidiu investir no formato foi a Sanofi Pasteur, com o recém-lançado “Estação Saúde”, criado pela Clav em parceria com a Publicis.

A cada episódio, um convidado esclarece as principais dúvidas do momento, a fim de conscientizar a população sobre a importância da imunização contra doenças como a gripe.

No fim de janeiro, a Natura Musical, plataforma de cultura da Natura, lançou o podcast “Nos Encontramos na Música”.

Na primeira temporada, o programa traz convidados, como Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Karla Martins e Juçara Marçal, para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade e discutir o papel fundamental da cultura na construção de um mundo bonito, sustentável, igualitário e inclusivo.

Liderado e produzido pela Virtue, agência criada a partir da Vice e responsável pela comunicação de Natura Musical, o podcast é apresentado pela jornalista Sarah Oliveira.

Além do “Nos Encontramos Na Música”, a Natura, em parceria com o podcast “Mamilos”, lançou em 2020 uma minissérie com cinco episódios sobre violência doméstica. Os episódios trouxeram temas relacionados ao abuso e relatos de pessoas da rede de relações da marca.

Outra marca que está apostando nos podcasts é a Tetra Pak. No fim de janeiro, a companhia lançou o “Caixa de Ideias”, podcast inteiramente focado nas necessidades da indústria e fabricantes.

Em cada episódio a ideia da marca é mostrar as mudanças ocorrendo no mercado consumidor e os seus impactos para a produção e oferta de alimentos e bebidas.

O podcast foi idealizado e coordenado pela agência de comunicação JeffreyGroup, sendo produzido, editado e finalizado pela Agência RádioWeb, especializada na produção de conteúdos em áudio.

Em dezembro de 2020, a Heineken também lançou seu próprio podcast, o “Green Cast”. Com coprodução da Balaclava Records, o podcast faz parte da plataforma de música da marca, que há 10 anos busca proporcionar experiências únicas aos consumidores, além de conectá-los ao universo musical, através de ativações, conteúdos digitais e presença em festivais.

A primeira temporada do Green Cast é dedicada inteiramente às histórias e aos bastidores incríveis por dentro dos festivais de música patrocinados pela Heineken.

Fonte: Meio e Mensagem

Imagem ilustrativa da imagem Marcas investem em podcasts próprios

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp