MERCADO EM MOVIMENTO
Pesquisa Kantar Ibope aponta para fortalecimento das manhãs no rádio
CBN FM se destaca no segmento all news com crescimento de até 175% na grade.
Publicado em 04/08/2021 às 12:40 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
O hábito de ouvir noticiários pelo rádio, durante a manhã, é uma antiga tradição que parecia ameaçada pelas plataformas digitais. Enfrentando a concorrência direta dos telejornais matinais, que entram no ar a partir das 4h da manhã, dos podcasts e dos canais de streaming em geral, os matutinos do rádio não tinham vida fácil na disputa pela audiência de cada dia. Após o resultado da recente pesquisa Kantar Ibope, realizada entre 14 e 21 de junho, os índices apontam que, em João Pessoa, o pulso ainda pulsa.
No período da manhã, houve uma estabilidade no número de ouvintes ligados no rádio. É óbvio que nem toda a grade de programas das emissoras é feita de informativos, mas o destaque desta edição da pesquisa foi, não por coincidência, uma rádio da categoria all news, a CBN FM, sintonizada em 101,7 MHz. De segunda a sexta, na faixa de 6h às 12h, a rádio CBN cresceu 38,4%, saindo de uma média de 2.994 ouvintes por minuto em 2019 para 4.143 ouvintes em 2021.
Das 9h ao meio-dia, houve um incremento geral de ouvintes de 7,4%, distribuídos entre os programas de várias emissoras. Já a 'segmentada' CBN FM teve nesse mesmo intervalo um salto de 175% no crescimento de sua audiência, durante o CBN João Pessoa, programa apresentado pelos âncoras Carla Visani e Caio Ismael, de segunda a sexta. A atração, com média de 4.418 ouvintes por minuto, tem se destacado tanto pela cobertura precisa dos fatos que mobilizam o interesse da capital quanto pelas análises e opiniões, emitidas por um ótimo time de colunistas, que se revezam ao longo das manhãs. Com a ampliação do número de ouvintes dos radiojornais, espera-se um público mais e melhor informado. O que sempre será bom sinal, tanto para o negócio das FMs quanto para a bem-vinda participação cidadã na vida das cidades.
Comentários