MERCADO EM MOVIMENTO
Tempo médio do brasileiro no Google Meet aumentou 20 vezes
Gratuito há um ano, uso da plataforma continua crescendo em 2021.
Publicado em 08/05/2021 às 9:09 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:32
Há um ano, o Google anunciou que tornava gratuito para todos oGoogle Meet, serviço profissional de reuniões por vídeo.
De acordo com dados inéditos do Google, neste primeiro ano de versão gratuita, o tempo dedicado ao Google Meet aumentou 20 vezes no Brasil.
E o ritmo não para: de janeiro de 2021 até agora, o uso da plataforma no país cresceu 275%.
Para entender melhor a relação dos brasileiros com o Google Meet, a empresa conduziu uma pesquisa on-line com 1.551 pessoas em todo o país.
A maior parte dos entrevistados (55,4%) usa o Google Meet várias vezes por semana, e um terço deles usa o Meet pelo menos uma vez por dia.
As principais razões para o acesso à ferramenta são reuniões de trabalho ou estudo.
A pesquisa ainda revela que o Meet também ajuda a conectar pessoas em outros momentos da vida cotidiana.
Cerca de dois em cada cinco brasileiros usam a plataforma para atividades pessoais: de encontro casual com amigos a chá de bebê, passando por aulas de desenho ou artesanato, eventos religiosos, namoro e terapia.
Novos recursos
A partir de maio, o Google Meet apresenta novidades.
Com os novos recursos, as pessoas terão mais autonomia sobre a exposição de sua tela (podendo destacar alguém, ou omitir a própria imagem, se quiser), poderão escolher fundos animados e, para os rostos que estiverem com pouca nitidez, haverá ajuste automático do brilho.
Já quem utiliza o Meet em movimento poderá economizar dados, sem afetar a qualidade das transmissões.
Para aprimorar a experiência das reuniões em vídeo quando a pessoa está em movimento, o Google Meet lançou o Modo de Economia.
O recurso reduz o uso de dados e permite que as pessoas economizem no consumo de seus pacotes, uma novidade relevante para pessoas de países onde o custo de dados de internet pode ser alto, caso do Brasil.
Desde 2020, quem utiliza o Meet em smartphones tem à disposição o modo low-high, que, por meio da IA, aprimora automaticamente a nitidez da imagem quando a pessoa está num ambiente com pouca iluminação, ou quando há uma luz forte atrás.
Agora, este recurso também estará disponível na versão web.
Já os vídeos com rostos em sub-exposição receberão um ajuste automático de brilho, melhorando a visualização do interlocutor e, consequentemente, deixando a conversa mais agradável.
Por fim, será possível incluir vídeos no seu plano de fundo.
Além da privacidade, protegendo o cenário atrás do participante, a novidade deixará as reuniões mais divertidas.
A princípio, haverá três opções: uma sala de aula, uma festa e uma floresta. Em breve, outros fundos animados estarão disponíveis.
Fonte: B9
Comentários