ECONOMIA
Nova dona da Alpargatas deve manter empregados na Paraíba
Indústria, que concentra 10,5 mil vagas na Paraíba, foi vendida por R$ 2,7 bi à J&F Investimentos .
Publicado em 24/11/2015 às 8:00
A empresa Alpargatas, que concentra 60% de sua produção de havaianas na Paraíba, foi vendida pela sua controladora Camargo Corrêa por R$ 2,7 bilhões à J&F Investimentos, dona da companhia de alimentos JBS. A venda foi anunciada ontem. Segundo a J&F Investimentos não haverá, no momento, mudança no quadro de empregos no Estado, nem na administração da Alpargatas, que terá à frente o executivo Márcio Utsch.
A Alpargatas emprega 10,5 mil empregos na Paraíba nas fábricas em Campina Grande, João Pessoa e Santa Rita, além de unidades satélites nos municípios de Alagoa Nova, Bananeiras, Guarabira, Mogeiro, Serra Redonda e Ingá. Na Paraíba são produzidas as marcas Mizuno (Santa Rita), Timberland (João Pessoa) e as havaianas, em Campina Grande.
A operação envolve a aquisição da totalidade das ações de emissão da Alpargatas detidas pela Camargo Corrêa. O pagamento da transação será à vista, mas a operação ainda precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A J&F declarou que o objetivo da operação é a diversificação do portfólio de negócios investidos pelo grupo, além de ver na Alpargatas uma oportunidade promissora de negócio.
AVALIAÇÃO
A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, afirmou que, por ser uma empresa âncora, a Alpargatas atrai muitos fornecedores para o Estado que acabam sendo aproveitados pelas micro e pequenas empresas, alavancando toda a cadeia produtiva.
“Acredito que esta venda seja apenas um repasse entre um grupo e outro e quem assumir deve dar continuidade ao trabalho que a Alpargatas vem desenvolvendo no Estado. E quem sabe eles não expandam ainda mais a empresa... Pelo menos é o que esperamos”, enfocou.
Comentários