ECONOMIA
Número de empresas franqueadoras cresce 211% no Estado
Empresas nessa modalidade saltaram de 61 para 190 empreendimentos de 2009 a 2010 na PB.
Publicado em 29/01/2012 às 8:00
Elas estão cada vez mais presentes nos centros comerciais, shoppings, e em bairros da Paraíba. As franquias estão em alta e o Estado ocupa, de acordo com o último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o 6º lugar no ranking do Nordeste nesse tipo de empreendimento. São 463 unidades de franquias, em diversos segmentos e setores da economia, espalhadas pelo Estado.
Mas, junto com as novas franquias, o número de empresas franqueadoras também cresce em um ritmo acelerado, conforme a entidade. No período entre 2009 e 2010, por exemplo, o número de empreendimentos franqueadores saltou de 61 para 190, um aumento de 211%. No mesmo período, a quantidade de marcas franqueadoras cresceu 83%, subindo de 6 em 2009 para 11 no ano seguinte.
As franquias são modalidades de negócio comercial, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. Elas envolvem a concessão e transferência de: marca, tecnologia, consultoria operacional e produtos ou serviços. Já o franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia. No sistema de franchising o franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
Há um ano, a empresária Tânia Alverga decidiu investir nesse tipo de negócio. Proprietária da Dona Empadita, em Campina Grande, ela decidiu abrir uma franquia na cidade de Recife, capital pernambucana. “A demanda existe por esse tipo de negócio e o produto nosso é diferenciado. Temos produtos exclusivos e investimos na qualidade do que oferecemos ao consumidor. Estamos abertos e nossa meta é em breve expandirmos para municípios como João Pessoa, Sousa e Guarabira, cidades de porte médio”, contou a empresária, que ficou em segundo lugar nos anos de 2009 e 2010 no prêmio 'Mulher de Negócios', do Sebrae.
Dono da Empadinha Barnabé, o empresário Frederico Duarte é outro exemplo de quem investiu na expansão de franquias na Paraíba e hoje comemora resultados. A sede da empresa é em João Pessoa, mas o empreendimento já possui 11 unidades espalhadas por Guarabira, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo e na capital. “Nossa pretensão para este ano é chegarmos a Patos e outras cidades. E também no futuro seguirmos para Estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, levando um produto paraibano que já possui 16 anos de existência”, conta.
Na área da tecnologia, o empreendimento liderado pelo empresário Renato Rodrigues, a Softcom, é destaque no mercado estadual. Ela tem como característica a criação de programas de computador voltados para a gestão empresarial, que possibilitam o apoio na organização e no aumento de resultados. Este ano, a empresa inaugurou uma nova sede, na capital, mas abriu uma franquia na cidade de Patos, no Sertão do Estado. A softcom também tem filiais em Campina Grande e Recife. “Em 2012 fizemos um projeto para franquear a marca. O perfil de quem pretende ter uma de nossas unidades é ser empreendedor e inovador na área de tecnologia. Nosso projeto é termos uma expansão no Nordeste este ano e para 2013 chegarmos ao restante do Brasil”, observa Renato.
“Hoje nós temos um cenário bastante favorável. As franquias são fenômenos recentes que despontaram na economia dos anos 1990 para cá e ganharam importância nos últimos cinco anos. Hoje, no Estado os setores de alimentação, vestuário, calçados e acessórios impulsionam o surgimento de novos negócios e há bastante potencial para isso”, considerou o consultor do Sebrae, Roberto Braga.
Em termos de Nordeste, os dados da Associação Brasileira de Franchising mostram ainda que, nos últimos dois anos, o modelo de negócios de franquias teve um crescimento significativo na região. Os Estados da Paraíba, Ceará e Alagoas foram os que mais impulsionaram essa tendência. Enquanto o segmento de franquias cresceu numericamente 12,9% entre 2009 e 2010 no país como um todo, no Nordeste o desempenho foi substancialmente maior: 32,7%. Na região, o número de franquias cresceu 2,5 vezes mais que a média nacional. Em média, para abertura de uma franquia é necessário um investimento que varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, dependendo do serviço e do tipo de empreendimento.
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