ECONOMIA
Olimpíada do Conhecimento é vitrine para novos talentos
Evento acontece a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e Senac.
Publicado em 08/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:34
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
De acordo com as regras estabelecidas na disputa, os jovens são desafiados a executar tarefas realizadas no dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.
Participam do torneio estudantes do Senai selecionados em etapas semelhantes às das escolas e estados. Desde 2008, a Olimpíada do Conhecimento passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que são voltados aos setores de comércio e serviços.
Realizada há mais de 20 anos no Brasil, é a maior competição de educação profissional do país e reúne os melhores alunos do Senai em uma disputa de conhecimento, técnica e criatividade. Mais do que uma simples disputa, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine de novos talentos, inteligência e tecnologia de ponta, ou seja, do futuro da indústria.
Segundo Ronaldo Sérgio de Oliveira, coordenador da Olímpiada do Conhecimento, o torneio começa dentro das escolas do Senai. “Os melhores alunos participam da etapa estadual e, em seguida, são inscritos na etapa nacional. Os vencedores do torneio formam a delegação brasileira para a WorldSkills, em que jovens do mundo inteiro demonstram habilidades profissionais”, explicou.
Ronaldo Sérgio relatou que o Senai/PB tem um excelente histórico de participações nas etapas nacional e internacional da Olimpíada do Conhecimento. “Já participamos da Delegação do Senai – Brasil, iniciada em 1988 no Interamericano (3º Marcenaria) - Peru, no torneio Internacional da Wordskills - Taiwan – 1993 (5º lugar em Ajustagem Mecânica), França – 1995 (5º lugar em Ajustagem Mecânica), Suíça -1997 (7º lugar em Fresagem Mecânica) e Coreia – 2000 (14º lugar em Soldagem).
De acordo com o coordenador, a participação dos alunos do Senai e Senac na Olimpíada do Conhecimento é importante porque mostra para a classe empresarial a constante preocupação dos órgãos em promover atualizações tecnológicas em seus ambientes pedagógicos, proporcionando a oportunidade de todos os envolvidos com a formação profissional conhecerem novas tecnologias que, com certeza, irão favorecer o crescimento do processo educacional. Como consequência, refletindo diretamente na excelente formação dos nossos aprendizes que irão atuar na indústria.
Segundo Ronaldo Sérgio, "os ex-alunos oriundos da Olimpíada do Conhecimento trazem o grande diferencial de terem recebido uma carga maior de conhecimento, em relação aos demais aprendizes que passam regularmente pelas nossas unidades. Eles passam por reciclagens sobre os conhecimentos adquiridos durante os cursos e vivenciam situações de desafios através de testes que envolvem plena aplicação de habilidades intelectuais e técnicas, para desenvolver a situação proposta em um determinado tempo".
COMPETIÇÃO AVALIA CONHECIMENTOS
O aluno da Olimpíada do Conhecimento é acima de tudo um aluno focado na proposta de participar de competições, e deve trazer consigo, antes de tudo, o desejo insaciável de aprender sabendo que seus conhecimentos serão avaliados através da competição. É se colocar diante de desafios que terá que enfrentar para alçar novos horizontes, é ser determinado e focado num só objetivo, o de vencer e vencer, é se doar ao máximo e esperar resultados expressivos que venham traduzir sua determinação e competência.
Podem participar da disputa estudantes com menos de 21 anos de idade e um mínimo de 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou ainda formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento se inicia nas escolas, no momento em que os docentes identificam os alunos de destaque e os convidam para treinar em torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional.
Para alcançarem bons resultados, é necessário uma dedicação de oito horas diárias ao longo de meses por parte dos estudantes. O esforço vale a pena. O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, em 2015.
Desde 2001, a olimpíada nacional acontece a cada dois anos e avalia os conhecimentos e habilidades técnicas dos competidores com base em padrões internacionais de excelência. Critérios de segurança no trabalho são levados em conta.
OLIMPÍADA AJUDA A ATUALIZAR CURRÍCULOS
Segundo Ronaldo Sérgio, o Senai /PB sempre tem divulgado suas ações sobre a formação profissional nas unidades, já que, além de toda a visibilidade proporcionada aos estudantes pelo evento, o Senai também se beneficia. Isso porque a Olimpíada do Conhecimento forma um conjunto de indicadores que permitem à instituição avaliar a qualidade do ensino. Também ajuda o Senai a manter os cursos sintonizados com as necessidades das empresas, pois aponta tendências tecnológicas. Esse fator ajuda a orientar a atualização dos currículos e identificar mudanças nos perfis profissionais.
Comentários