ECONOMIA
Operadoras de telefonia móvel são notificadas por cobrança indevida
De acordo com o Procon-JP, empresas não deixam claro que serviços como horóscopo e notícias por SMS não são gratuitos.
Publicado em 29/06/2015 às 15:55
As operadoras de telefonia móvel que atuam em João Pessoa foram notificadas por cobrança indevida por serviços de interatividade, como dicas de horóscopo e notícias personalizadas, praticado por empresas terceirizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), as ofertas que chegam por meio de mensagens de texto não deixam claro aos clientes que o serviço oferecido não é gratuito e que não faz parte do pacote contratado.
Segundo o secretário do Procon-JP, Helton Renê, o serviço não deixa claro que existe a cobrança da oferta. "Se o consumidor não solicitou o serviço e a mensagem chega oferecendo, por exemplo, dicas ou resultados do futebol ou o horóscopo diário sem deixar claro que o cliente deve arcar com mais essa despesa, a empresa está descumprindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), daí o motivo das notificações, por ofício, às operadoras", explicou.
O CDC prevê no artigo 39, inciso III, parágrafo único, que os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento. Os serviços extras oferecidos pelas empresas terceirizadas pelas telefônicas se enquadram nesse artigo do CDC porque não houve a solicitação do consumidor e não informa antecipadamente a cobrança de taxa extra.
Segundo o Procon-JP, as empresas terão um prazo de cinco dias para se explicarem sobre a questão. "Elas teriam a obrigação de, no mínimo, esclarecerem todas as condições das ofertas de forma clara e facilmente compreensíveis para que o cliente não seja induzido ao erro", disse o secretário.
Comentários