icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba fecha 2011 com mais de 15 mil novos negócios

Número de empreendedores individuais registrados foi 32,4 % maior do que o de 2010.

Publicado em 04/01/2012 às 7:50


Em 2011, foram registrados 15,023 mil novos empreendedores individuais na Paraíba, alta de 32,44% sobre o número de formalizações em 2010. Os dados, informados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostraram que o estado possui agora 26,336 mil novos negócios. O Brasil fechou o ano com mais de 1,8 milhão de novos empreendedores.

Com esse resultado, a Paraíba superou as expectativas que era de crescer 10% em relação ao ano anterior e os destaques foram as maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, que cresceram em média 104% em 12 meses. “Esses dados são resultados do êxito de uma lei cujo objetivo é formalizar os trabalhadores que atuam por conta própria, dando a eles créditos a juros muito baixos e criando as condições reais para que avancem e se desenvolvam”, comentou Júlio Rafael, superintendente do Sebrae Paraíba.

Para assegurar o crescimento da legalização neste ano de 2012, o governo federal estabeleceu novas regras no limite de enquadramento no Empreendedor Individual em 50%. Em 2012, o faturamento subiu de R$ 36 mil para R$ 60 mil, o que deverá incorporar mais novos negócios para a formalização.

“Todas essas medidas vêm para reforçar a importância da Lei do Empreendedor Individual. Apesar dos destaques terem sido a capital e a Rainha da Borborema que juntas concentraram 82,44% dos novos contratos, todos os 223 municípios foram contemplados”, disse.

Sobre as atividades econômicas mais procuradas para o registro de empreendedor individual na Paraíba em 2011, Júlio informou que o comércio varejista de vestuário e acessórios foram os mais procurados, seguidos por bares, restaurantes e prestação de serviços.

Além de João Pessoa (8.244) e Campina Grande (4.141), as duas maiores cidades e Produto Interno Bruto (PIB) do estado, os municípios que mais aderiram ao Empreendedor Individual, no decorrer do ano passado foram Patos (1.013), Santa Rita (856) e Bayeux (813).

NOS 223 MUNICÍPIOS
Em agosto do ano passado, os empreendedores individuais alcançaram mais uma marca na Paraíba: a formalização atingiu todos os 223 municípios.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae, Elinaldo Macedo, a fórmula bem sucedida do Empreendedor Individual está baseada na gratuidade e praticidade no ato da formalização da empresa pela internet.

"Uma das marcas de 2011 na Paraíba e no país foi a consolidação do processo de inclusão dos micronegócios na economia formal, com uma média de 1,252 mil legalizações a cada mês no Estado de pessoas que trabalhavam por conta própria na informalidade", destacou o gerente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp